Recuperação dos solos é demorada, mas o resultado é que eles serão muito mais produtivos

Publicado em 04/12/2020 15:24 e atualizado em 04/12/2020 16:30
Entrevista do dr. Juca de Sá ao repórter Frederico Olivi
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

“O plantio direto na palha promove a capacidade de recuperação de carbono do solo cultivado", diz o professor João Carlos de Moraes Sá, que vem trabalhando com o professor norte americano Ratan Law, prêmio Nobel e uma das maiores autoridades em agricultura sustentável do mundo, na Ohio State University, em Columbus nos Estados Unidos. 

Com base nos pilares da agricultura cultivada dentro do Sistema Plantio Direto na Palha, o dr. Juca de Sá garante que esse sistema tem potencial para oferecer ao meio ambiente, através da matéria orgânica, todo o carbono perdido quando o agricultor desmatou sua área para plantar (e também quando revolvem o solo, com a prática da escarificação).
 
Segundo  o professor, essa será uma das respostas que os agricultores darão à sociedade .. "que agricultura fundamentada no sistema plantio Direto é a solução, e não problema; com a adoção do plantio direto na palha teremos, em pouco tempo, um volume de produção de grãos no país quase 2 vezes maior que a atual, sem desmatar uma só árvore", frisou o dr. Juca de Sá.
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Posicionamento AGCO: Unidades da empresa se mobilizam para arrecadar e distribuir doações no RS
Trator Solis S26 da Yanmar destaque da Agrishow chega agora com nova transmissão 9x9
Embratel lança solução de Inteligência Artificial para manejo estratégico de plantas daninhas nas culturas de soja e cana-de-açúcar
Motor compatível com combustíveis alternativos é destaque da Fendt na Agrishow
Yanmar apresenta seu novo trator de 105 cvs na Agrishow