Luiz Pradella, de LEM, comprova os ganhos em sacas de soja com a cobertura permanente do solo

Publicado em 10/12/2020 15:36 e atualizado em 10/12/2020 16:41
entrevista a Frederico Olivi/Agricultura Sustentável
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Produzindo grãos pelo sistema de plantio direto na palha há mais de 20 anos no oeste da Bahia, o agricultor e vice presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha para a Bahia, Luís Pradela, afirma em entrevista ao repórter Frederico Olivi,  que os ganhos de produtividade em suas áreas de cultivo devem muito ao trabalho que ele realiza com a semeadura do milho em consórcio com a braquiaria.

-- "Em 1994, quando iniciamos o cultivo das nossas áreas no oeste do Paraná já em  plantio direto,  a branquiaria era uma invasora das nossas lavoura, um problema porque não havia como controlar com os herbicidas da época. Hoje a braquiaria é a “santa braquiaria" do sistema de plantio direto. Uma planta importante para o sistema pelos benefícios que vem entregando.

 - "Aqui em nossa propriedade, investimos 1/3 da nossa área para o cultivo do milho em consórcio com a braquiaria e 2/3 com a soja... dessa forma, há cada 3 anos, temos uma área produção com alto volume de biomassa e raizes, pois mais importante do que a parte aérea da planta, são as raizes, que vão ajudar na descompactacão do solo, na formação de matéria orgânica e no sequestro de carbono". 

Luís Pradela destaca também que, trabalhando com esse palhada sobre o solo, ele está conseguindo, mesmo em períodos de veranico, alcançar um pleno desenvolvimento da planta, com sucesso na emergência das sementes quando precisa plantar um pouco antes das chuvas, aproveitando o máximo da sua janela de manejo.

--"Com esse plano de trabalho,  que o consórcio do milho com a braquiaria está proporcionando pra nós aqui na agrícola Pradela, a cada 3 anos, damos uma “turbinada” no solo, tendo a palhada como cobertura, produzindo de 10 a 15 toneladas de massa seca e a mesma quantidade de raizes".

(Assista a entrevista no vídeo acima).

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor de máquinas tem queda de receita em dezembro, com recuo de mercado interno
Indústria de máquinas agrícolas do RS fecha 2025 em reação, mas crescimento em 2026 dependerá de crédito e juros
vConnect Drive é destaque da PTx na Agritechinca 2025 e logo deverá estar disponível no Brasil
Vendas de máquinas e equipamentos caem 3,4% em outubro, diz Abimaq
As máquinas do futuro da Fendt na Agritechnica 2025
Maior trator do mundo na Agritechinica é da John Deere