Lavouras de milho safrinha têm perda de até 50% em Laguna Carapã (MS) devido ao clima adverso

Publicado em 09/05/2016 11:11
Milho: Perspectiva é que sejam colhidas ao redor de 40 scs/ha, contra uma média de 80 scs/ha da safrinha de 2015. Produtores ainda acompanham as previsões de geadas para a região. Ataque da lagarta do cartucho e do percevejo nas lavouras foi mais forte nesta safra. Saca do grão é cotada a R$ 45,00 no mercado disponível.

Em Laguna Carapã (MS), as lavouras de milho safrinha também sofreram com a ausência de chuvas. Com isso, a perspectiva é de uma quebra ao redor de 50% na produção do cereal. O rendimento médio das plantações deverá ficar próximo de 40 sacas por hectare, contra uma média de 80 sacas por hectare registrada na safrinha anterior.

E mesmo com o retorno das chuvas, a expectativa é que poucas áreas apresentem uma melhora. “Já tivemos 70 mm de chuvas e ainda há previsões, porém, as espigas já foram definidas. Com a seca, o milho não enraizou da maneira como deveria, temos uma perda expressiva nessa produção”, destaca o técnico agrícola da Ellite Agropecuária, Antônio Rodrigues Neto.

As perdas podem ficar acima do estimado inicialmente, já que ainda há possibilidade de ocorrência de geada na região. “E esse cenário, se confirmado, deverá afetar o rendimento das lavouras que pode ficar ainda mais baixo. E são as poucas as áreas que têm seguro”, pondera o técnico agrícola.

Paralelamente, o clima também contribuiu para o aparecimento das pragas nas lavouras do cereal. As plantações, convencionais ou não, foram atacadas por percevejos e pela lagarta do cartucho. O que elevou os custos de produção para os produtores rurais nesta temporada.

Diante desse quadro, os agricultores também estão apreensivos com os contratos que foram realizados antecipadamente. “Talvez muitos produtores não tenham o produto para cumprir a comercialização”, destaca Neto.  Nesse momento, a saca do cereal é cotada a R$ 45,00 no mercado disponível.

Soja

É importante reforçar que, esse é o segundo prejuízo consecutivo aos produtores rurais da região. A produtividade da soja, da safra de verão, também foi bastante comprometida devido ao excesso de chuvas.

“Tivemos muitas áreas alagadas, muitas aplicações de defensivos não foram feitas, registramos prejuízos com as lagartas, ferrugem e antracnose, o que acabou influenciando na produtividade das lavouras. Alguns agricultores utilizaram o silo bolsa, mas os grãos começaram a arder, cenário muito difícil”, diz o técnico agrícola.

Apesar da finalização da colheita, ainda não há uma estimativa oficial a respeito da quebra na produção. Neto ainda reforça que, os rendimentos ficaram ao redor de 37 sacas a 40 sacas por hectare. A média dos últimos anos é de 43 sacas a 45 sacas por hectare.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    É bom lembrar que o faturamento fica até melhor. Entao pra quem colhe metade a situação fica igual, porém com uma perspectiva melhor pro ano.

    4
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Exelente sua colocação Vilson...no caso do MT que o preço ao produtor era 12..agora esta a 40...até colhendo 1/3...empata a receita...

      10
    • Luiz Antonio Lorenzoni Campo Novo do Parecis - MT

      Dalzir, é preciso levar em consideração o tipo de financiamento. No MT predomina o Barter (troca) e aqui, foi feito à base de 50 sc/há e ele representa segundo as empresas em torno de 70% da área plantada.

      0