Em Maringá (PR), lavouras de milho safrinha apresentam boas condições, mas produtores seguem de olho no clima

Publicado em 15/03/2017 12:25
Previsões climáticas indicam veranico durante o mês de abril e possibilidade de geadas tardias em junho. 95% dos 240 mil hectares previstos na região já foram cultivados até o momento. Plantações também apresentam boa sanidade. Queda nos preços preocupam os agricultores nesta temporada. Perspectiva é que as vendas sejam realizadas parceladamente.
Confira a entrevista com Romoaldo Carlos Faccin - Engenheiro Agrônomo

Em Maringá (PR), o milho safrinha já tem 95% dos seus 240 mil hectares previstos já semeados, com grande maioria em desenvolvimento vegetativo, como informa o enenheiro agrônomo Romoaldo Carlos Faccin. As lavouras apresentam bom desenvolvimento e a colheita da soja também já foi 98% colhida, sem prejuízos.

O clima, de acordo com Faccin, tem contribuído e a tecnologia tem melhorado na região, com uso de adubação e insumos adequados à cultura. A preocupação, no entanto, está em relação aos meses de abril e junho.

Segundo dados climáticos, o mês de abril poderá ter um veranico, enquanto junho aponta para riscos de geadas - este último pode afetar o percentual do milho prejudicado. Em abril, geralmente se dá a fase de formação de espiga, logo, a falta de água poderia trazer algum problema.

A média normal de produção para a região está entre 5500kg a 5600kg por hectare. Se as médias forem presentes na colheita, o estado do Paraná poderá ter uma produção de 13 milhões de toneladas.

Em relação aos preços, Faccin destaca que boa parte dos produtores são cooperados e podem armazenar seus produtos, fazendo vendas parceladas. Muitos produtores estão sendo cautelosos e estão atentos à situação climática e de bolsa para entender o melhor momento de vendas.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com leves recuos nesta 6ªfeira, milho fecha a semana subindo até 1,9% na B3
StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo
Radar Investimentos: Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina
Preço do milho segue em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (03)