Milho safrinha: Sem chuvas há mais de 60 dias, áreas de sequeiro já registram quebra de 50% em Unaí (MG)

Publicado em 02/05/2017 16:06
Confira a entrevista com José Carlos Ferigolo - Dir. de Agricultura do Sind. Rural de Unaí/MG
Áreas com irrigação também devem ser afetadas, uma vez que, a região está com chuvas abaixo da média há três anos. Nas áreas de sequeiro, perspectiva era de um rendimento médio de 6 mil kg/ha. Queda nos preços do milho agrava preocupação dos produtores, saca é cotada a R$ 23,00 na região. No feijão, área irrigada será menor nesta temporada.

Podcast

José Carlos Ferigolo - Dir. de Agricultura do Sind. Rural de Unaí/MG

Download

Na região de Unaí (MG), há uma preocupação por parte dos produtores a respeito da falta de chuvas, o que é prejudicial para o milho safrinha. De acordo com o diretor de agricultura do Sindicato Rural do município, José Carlos Ferigolo, há mais de 60 dias sem chuvas e a área de sequeiro está comprometida.

As temperaturas, por sua vez, operam dentro do normal para a região. A questão climática afeta, ainda, as áreas irrigadas, já que este é o terceiro ano com volumes de chuva abaixo da média, o que compromete os mananciais. Haverá, portanto, uma redução no plantio do feijão irrigado em função da demanda de água por parte da área de milho.

Os produtores estavam com a expectativa de que o milho safrinha teria uma produção suficiente para cobrir os seus custos, o que não irá acontecer. Algumas áreas possuem seguro, o que ajuda a amenizar os prejuízos, mas a opinião do sindicato é de que já há mais de 50% de perdas nas áreas.

O preço do milho também cedeu e se encontra próximo dos R$23. Com esse preço, seria necessária uma produtividade normal, por volta dos 6000kg por hectare, para cobrir os custos de produção. A região não opera com comercialização antecipada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário