Sapezal/MT avança na colheita do milho safrinha e preocupação do produtor fica por conta dos grãos avariados

Publicado em 28/06/2019 11:18
Com 40% da área já colhida, expectativa é de produtividade média de 110 sacas por hectare. Apesar do bom número, algumas regiões registram entre 30 e 40% de grãos avariados, o que dificulta a entrega para as trades
José Guarino Fernandes - Delegado e Conselheiro Fiscal da Aprosoja/MT

Podcast

Entrevista com José Guarino Fernandes - Delegado e Conselheiro Fiscal da Aprosoja/MT sobre o Acompanhamento de Safra do Milho

 

Download

 

José Guarino Fernandes, delegado e conselheiro fiscal da Aprosoja/MT, conversou com o Notícias Agrícolas nesta sexta-feira (28) para desenhar a situação do milho safrinha em Sapezal (MT), que se encontra em plena colheita.

Há 40% da área colhida neste momento. Com a evolução do cultivo de algodão nessa região, foram apenas 90 mil hectares plantados com o cereal. Os produtores possuem uma expectativa de melhor remuneração em função dos problemas com a safra norte-americana.

Contudo, há um grande problema na região. As áreas plantadas no início de janeiro possuem de 30% até 40% de grãos avariados. Os produtores estão ficando com esse produto na mão, embora a produtividade seja grande - acima de 100 sacas por hectare.

Este problema foi causado pela incidência de doenças e também pelo fator climático, o que aumentou ainda o custo de produção. Por mais que houvesse investimento, a quantidade de danos não pode ser controlada.

Existiam vários contratos fechados na região, mas os produtores não estão conseguindo fazer a liga na entrega das tradings para atender o padrõa de negociação.

Por: Guilherme Dorigatti e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho abre esta quinta-feira (02) com novas altas na Bolsa de Chicago
Milho fecha em alta na CBOT nesta 4ªfeira beneficiado por compras técnicas
Milho passa a operar em alta na tarde desta quarta-feira (01) na CBOT
Milho abre quarta-feira (01) com ampliação das perdas na Bolsa de Chicago
Radar Investimentos: A comercialização de milho no mercado interno evolui pontualmente