Sapezal/MT avança na colheita do milho safrinha e preocupação do produtor fica por conta dos grãos avariados

Publicado em 28/06/2019 11:18
Com 40% da área já colhida, expectativa é de produtividade média de 110 sacas por hectare. Apesar do bom número, algumas regiões registram entre 30 e 40% de grãos avariados, o que dificulta a entrega para as trades
José Guarino Fernandes - Delegado e Conselheiro Fiscal da Aprosoja/MT

Podcast

Entrevista com José Guarino Fernandes - Delegado e Conselheiro Fiscal da Aprosoja/MT sobre o Acompanhamento de Safra do Milho

 

Download

 

José Guarino Fernandes, delegado e conselheiro fiscal da Aprosoja/MT, conversou com o Notícias Agrícolas nesta sexta-feira (28) para desenhar a situação do milho safrinha em Sapezal (MT), que se encontra em plena colheita.

Há 40% da área colhida neste momento. Com a evolução do cultivo de algodão nessa região, foram apenas 90 mil hectares plantados com o cereal. Os produtores possuem uma expectativa de melhor remuneração em função dos problemas com a safra norte-americana.

Contudo, há um grande problema na região. As áreas plantadas no início de janeiro possuem de 30% até 40% de grãos avariados. Os produtores estão ficando com esse produto na mão, embora a produtividade seja grande - acima de 100 sacas por hectare.

Este problema foi causado pela incidência de doenças e também pelo fator climático, o que aumentou ainda o custo de produção. Por mais que houvesse investimento, a quantidade de danos não pode ser controlada.

Existiam vários contratos fechados na região, mas os produtores não estão conseguindo fazer a liga na entrega das tradings para atender o padrõa de negociação.

Por: Guilherme Dorigatti e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais