Com colheita do milho encerrada, Tapurah/MT contabiliza ganhos do grão e se prepara para plantio da soja

Publicado em 12/08/2020 12:03 e atualizado em 12/08/2020 13:07
Produtores buscam combater focos de incêndio e avançar nas preparações de solo com aplicação de calcário, fósforo e adubo na preparação para a safra de soja 2020/21. Expectativa é iniciar semeadura entre setembro e outubro de olho nas chuvas que podem atrasar
Silvésio de Oliveira - Produtor Rural da região de Tapurah/MT

Podcast

Com colheita do milho encerrada, Tapurah/MT contabiliza ganhos do grão e se prepara para plantio da soja

 

Download

A colheita da segunda safra de milho já foi encerrada em Tapurah no Mato Grosso e os resultados obtidos ficaram em linha com as expectativas do produtores, que era de alcançar uma média de produtividade próxima das 110 sacas por hectare.

Segundo o produtor rural Silvésio de Oliveira, as condições climáticas para esta safra foram positivas e ajudaram no desenvolvimento das lavouras. Aliado a isso, o cenário de mercado para o grão também é favorável para o agricultor.

Cerca de 80% desta produção já foi negociada com preço médio menor do que R$ 30,00, já que muitos contratos foram firmados ainda no ano passado com valores inferiores a R4 20,00. Neste momento, a saca de milho vale até R$ 38,00 e estimula negociações para as próximas safras em 2021 e 2022.

Agora, o foco dos produtores está em evitar incêndios nas lavouras, já que o tempo está muito seco no município, e realizar os manejos de preparação para o plantio da soja verão 20/21 com aplicações de calcário, fósforo e adubos.

Oliveira comenta que a expectativa é iniciar a semeadura da soja entre setembro e outubro, já que as previsões climáticas apontam escassez de chuvas durante o mês de setembro, o que pode ocasionar atraso nestas atividades.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Tapurah/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: mercado futuro finaliza a sessão desta 4ª feira com baixas em Chicago
Presidente da Famato participa de debate sobre a produção brasileira de milho
"Às vezes não é só preço, tem que ter liquidez na venda", diz Presidente da Abramilho
Abramilho destaca crédito como principal desafio do produtor de milho no Brasil
Mercado do milho opera com desvalorização nesta 4ª feira em Chicago