Colheita do milho começou em Nova Mutum/MT e produtividades vão de 68 à 150 sacas por hectare

Publicado em 09/06/2021 11:07
Desenvolvimento das lavouras foi bastante desuniforme no município e alguns produtores correm risco de não colher o suficiente para cobrir todos os contratos firmados antecipadamente. Risco alto de incêndios na reta final da colheita em agosto também preocupa lideranças da região
Emerson Zancanaro - Presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT

Podcast

Colheita do milho começou em Nova Mutum/MT e produtividades vão de 68 à 150 sacas por hectare

 

Download

A colheita da segunda safra de milho acabou de começar em Nova Mutum no Mato Grosso, mas os resultados obtidos até aqui já dão o tom do que deve acontecer no restante dos trabalhos, muita irregularidade na produtividade.

O presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT, Emerson Zancanaro, explica que as primeiras produtividades partem de 68/70 sacas por hectare e vão até 140/150 sacas. Isso porque, o regime de chuvas ao longo do desenvolvimento da safra foi muito heterogêneo.

No geral, a entidade espera que a queda de produtividade com relação a safra passada suba dos 15% projetados atualmente para até 20% ao final dos trabalhos que vão se estender até o mês de agosto, trazendo duas novas preocupações aos produtores.

A primeira delas é que este período costuma ser de alto risco para incêndios na região. Neste ano, além da umidade baixa do solo, a movimentação de colheita e máquinas em campo pode aumentar ainda mais este risco. Pensando nisso, o Sindicato está disponibilizando cursos de brigadistas.

Já a segunda preocupação fica por conta do curto prazo entre o fim da colheita e o início da próxima safra de soja 2021/22. Zancanaro destaca que a janela de manejo será estreita, ainda mais para aqueles produtores que pretendem fazer ações de correção no solo.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho começa o dia com baixa em Chicago e leve alta na B3
Milho dá sinal de alta na B3 com cenário de atenção para a segunda safra
Preço do milho cai na Bolsa de Chicago após começar dia com estabilidade
Milho começa semana com leves altas na B3 e estável na Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Preços caem para níveis de outubro/23