Colheita do milho avança no Paraná e revela perdas ainda maiores do que o esperado

Publicado em 18/08/2021 10:59
Estado sofreu com as condições climáticas ao longo da segunda safra e agora colhe rendimentos entre 40 e 60% menores. Preparativos para próxima safra de soja 21/22 estão adiantados com esperança de recuperar as perdas do milho
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR

Podcast

Colheita do milho avança no Paraná e revela perdas ainda maiores do que o esperado

 

Até o momento, 22% das lavouras da segunda safra de milho foram colhidas no Paraná, o que configura esta como a safra mais atrasada do estado. No mesmo período do ano passado esse índice já era de 50% e em 2019 de 80%.

Conforme os trabalhos avançam, as produtividades atingidas vão se confirmando piores do que já era esperado. Segundo o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, o atraso no plantio, a estiagem muito grande e as geadas severas reduziram a expectativa de produção estadual de 16 milhões de toneladas para 7 milhões.

A entidade estima agora que as perdas de produtividade no estado devam ficar, na média, entre 40 e 60%, mas muitos produtores perderam mais de 80% da produção neste ano. Outro problema que chama a atenção é a qualidade dos grãos que estão sendo colhidos e foram afetados pelas geadas.

Diante deste quadro, a Aprosoja está preocupada com os produtores que não vão conseguir cumprir todos os contratos que já estavam firmados antecipadamente pela falta de produto disponível. A liderança aponta que a situação é complexa e demanda renegociações individuais, mas a entidade monitora o cenário e estuda possíveis ações.

Já pensando na sequência das atividades, o planejamento para a próxima safra de soja 21/22 avança de olho no aumento dos custos de fertilizantes e esperando que a chuva possa chegar ainda no começo de setembro para garantir uma janela de plantio sem causar atrasos na cadeia produtiva.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho começa o dia com baixa em Chicago e leve alta na B3
Milho dá sinal de alta na B3 com cenário de atenção para a segunda safra
Preço do milho cai na Bolsa de Chicago após começar dia com estabilidade
Milho começa semana com leves altas na B3 e estável na Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Preços caem para níveis de outubro/23