Nova Mutum/MT encerra colheita do milho com 17 sacas a menos por hectare do registrado em 2020

Publicado em 26/08/2021 10:58
Alguns produtores perderam mais, colheram apenas 40 sacas por hectare e não conseguiram cumprir seus contratos. Insumos para a soja 21/22 estão chegando e expectativa é para plantio ainda sem setembro
Emerson Zancanaro - Presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT

Podcast

Nova Mutum/MT encerra colheita do milho com 17 sacas a menos por hectare do registrado em 2020

 

A colheita da segunda safra de milho se encerrou em Nova Mutum no Mato Grosso e confirmou as expectativas de perdas de produtividade após um clima bastante irregular ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento das plantas.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT, Emerson Zancanaro, a produtividade média ficou entre 90 e 92 sacas por hectare, patamar inferior as 107 sacas atingidas na colheita da safra passada em 2020.

Alguns produtores do município perderam ainda mais e colheram entre 40 e 50 sacas por hectare, sofrendo mais com o déficit hídrico e com ataque de cigarrinhas e não conseguindo cumprir todos os contratos firmados antecipadamente.

Pensando na sequência das atividades, Zancanaro conta que os insumos para a safra de soja 2021/22 estão chegando nas propriedades e as sementes devem chegar já na próxima semana. A expectativa por lá é que as chuvas cheguem sedo e seja possível iniciar o plantio já na segunda quinzena de setembro.

A preocupação no momento, além do aumento de 50% nos custos de produção destas próximas safras, é para a possibilidade de corte de chuvas e veranicos entre outubro e novembro, que prejudicaria o desenvolvimento da planta.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita de milho do Brasil tem avanço para 84,4%, diz Pátria AgroNegócios
Futuros do milho voltam a subir na B3, saltam 1% nesta quinta-feira e março/27 passa dos R$ 81,00
Dezembro/26 acima dos US$ 5,00: Futuros do milho seguem em alta na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira
Datagro vê salto no déficit do mercado de milho no Brasil em 26/27 com demanda do setor de etanol
Ainda de olho no Pro Farmer, Chicago começa a quinta-feira com valorizações para o milho
Futuros do milho em Chicago saltaram 2% nesta quarta-feira diante de Pro Farmer mostrando perdas de produtividade