Milho safrinha em Palotina (PR) com expectativa de produtividade entre 150 a 160 sacas por hectare

Publicado em 12/04/2022 11:13 e atualizado em 12/04/2022 12:24
Houve ataque de cigarrinhas e percevejos, segundo liderança do Sindicato Rural, mas produtor conseguiu controlar as pragas com cerca de cinco aplicações nas áreas mais impactadas
Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR

Podcast

Entrevista com Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR sobre a Safra de Milho

O clima tem favorecido o desenvolvimento do milho safrinha em Palotina, no Paraná, segundo o vice-presidente do Sindicato Rural do Município, Edmilson Zabot. Ele explica que além disso, a adubação nesta safrinha tem sido "turbinada" por insumos que sobraram das safras anteriores de milho e soja, frustradas por intempéries climáticas. 

"Apesar de ainda ser cedo, se espera uma produtividade entre 150 a 160 sacas por hectare, o que já é algo a mais do que a média para Palotina. Tem ainda aqueles produtores que plantam em um sistema muito mais tecnológico e que podem chegar a 180 sacas por hectare", aponta.

Ainda que no momento o cereal esteja com bom desenvolvimento, Zabot afirma que no início do crescimento da splantas houve ataques da cigarrinha-do-milho e de percevejos, e em algumas áreas mais afetadas o produtor precisou fazer até cinco aplicações para controlar os danos. "Acredito que 0,5% da área de milho atacada tenha tido alguma perda porque o produtor perdeu o "timing" do manejo, mas é tão pouco que ainda nem foi contabilizado", explica. 

Mesmo com uma safra tão promissora, Zabot pontua que os produtores evitaram estabelecer contratos de venda - algumas trocas por insumos, sim - mas sem comprometer muito da produção. "O produtor está escaldado pela frustração com as perdas nas últimas safras, muitos não conseguiram cumprir contrato e dividiram para cumprir comn esta safrinha e com a próxima. Agora o foco é colher e só depois pensar em negociar", afirmou.

 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico