Marechal Cândido Rondon/PR conseguiu plantar 80% do milho na janela ideal, mas agora sofre com pressão de percevejos

Publicado em 10/04/2023 14:24
Liderança do município relata de 6 a 7 aplicações para controlar os insetos. Expectativa agora é para que não ocorram geadas durante o desenvolvimento das lavouras
Edio Luiz Chapla - Presidente do Sind. Rural de Marechal Cândido Rondon/PR

Podcast

Marechal Cândido Rondon/PR conseguiu plantar 80% do milho na janela ideal, mas agora sofre com pressão de percevejos

 

Cerca de 80% das lavouras de milho segunda safra foram semeadas dentro da janela ideal de cultivo em Marechal Cândido Rondon no Paraná, que se encerrou ao final de fevereiro. O restante da área se estendeu até 8 de março. 

Segundo o Presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR, Edio Luiz Chapla, a emergência das plantas foi satisfatória e o desenvolvimento até aqui é bom, apesar da alta pressão de percevejos barriga verde, que já demandaram entre 6 e 7 aplicações de defensivos. 

Com 60% das lavouras em floração, 5% em enchimento de grãos, 25% em pendoamento e 10% em desenvolvimento vegetativo, a expectativa da liderança é que o pico de colheita acontece entre a segunda quinzena de julho e a primeira metade de agosto. 

Chapla destaca que existem oportunidades de comercialização neste momento entre R$ 68,00 e R$ 70,00, mas os produtores estão receosos de fechar vendas diante da oscilação do mercado e da incerteza de produtividade. 

Soja 

Já a safra de soja 2022/23 teve os trabalhos de colheita encerrados no município com média de produtividade entre 45 e 50 sacas por hectare após partes da região passaram por dias consecutivos sem chuva durante o ciclo de desenvolvimento das lavouras. 

Confira a entrevista completa com o Presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho acumula alta semanal de até 3,8% na B3
Milho: USDA estima safra 2024/25 mundial menor do que a anterior
Segurar o milho para a virada de 2024 para 2025 pode ser boa estratégia, destaca analista
Apesar de atraso no plantio e chuvas irregulares no início, desenvolvimento do milho safrinha segue positivo em Mineiros (GO), aponta produtor
Preços do milho começam a sexta-feira com movimentações positivas na B3