Quebra na produtividade da safrinha do milho em Sidrolândia (MS) é estimada em 25%, afirma liderança local

Publicado em 28/08/2024 10:41
Estiagem prolongada atrapalhou o desenvolvimento das plantas; alguns produtores sequer vão colher e já passaram o rolo para fazer palhada
Paulo Renato Stefanello - Presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia/MS
Podcast

Quebra na produtividade da safrinha do milho em Sidrolândia (MS) é estimada em 25%, afirma liderança local

 

A seca que se abateu sobre as lavouras em Sidrolância, no Mato Grosso do Sul, derrubou em cerca de 25% a produtividade do milho segunda safra, segundo o presidente do Sindicato Rural do Município, Paulo Renato Stefanello. Ele explica que a média geral de produtividade para o local deve ficar na casa das 69 sacas por hectare.

A liderança destaca que ainda faltam poucas áreas para que a colheita termine, em torno de 7% a 8% dos talhões de milho que foram semeados mais tarde. De acordo com ele, com o valor de venda. a quebra na produtividade e os custos de produção, vai ter produtor que não vai conseguir 'fechar a conta', uma vez que a média de custo para implantar a lavoura de milho neste ciclo foi em torno de 70 sacas por hectare. "Teve produtor que conseguiu colher um pouquinho melhor, mas teve também aqueles que sequer entraram com a colhedeira no campo, já foram direto com o rolo faca para fazer palhada", disse.

Em relação à safra de soja que está em planejamento, Stefanello destaca que este é um momento em que os produtores locais estão colocando tudo na ponta do lápis, e devem diminuir investimentos, por exemplo, em adubos ou em tecnologia de sementes. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Números do USDA onda de vendas técnicas e futuros do milho recuam quase 2% em Chicago nesta quinta-feira
Milho recua em Chicago após USDA elevar projeções de estoques dos EUA 25/26, 26/27 e globais 26/27
Futuros do milho têm leves recuos nesta quinta-feira com Chicago de olho nas lavouras
Investimento chinês pode ampliar oportunidades para o milho produzido em Mato Grosso
Colheita ainda limita movimentações do milho na B3 nesta quarta-feira, mas físico começa a sentir as pressões
Cotações do milho sobem em Chicago com volta das compras de fundos nesta quarta-feira