Questão ambiental - Dados do CAR vazam na internet

Publicado em 30/11/2016 16:31
Ministro do Meio Ambiente expõe produtores ao divulgar informações do CAR na internet
Confira a entrevista de Marcos Montes - Dep. Pres. Frente Parlamentar Agropecuária

Em entrevista com Marcos Montes (PSD-MG), deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), o jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas, repercute a medida executada pelo Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que disponibiliza todos os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) livremente, deixando assim os dados de toda a área de produção rural do país, bem como suas especificações e medidas geográficas, disponíveis para consulta.

Leia o artigo sobre o assunto que foi publicado pelo Blog Código Florestal:

>> Sarneyzinho desafia o agro e entrega dados do CAR para as ONGs

A medida, que é vista como um golpe contra o setor, é rechaçada pelo deputado. "É impressionante como há uma luta interna para diminuir a determinação dos produtores rurais. Dificilmente há uma notícia que vá ao encontro daquilo que o produtor sonha", diz.

Ele aponta que o novo Código Florestal Ambiental, que foi importante para o Brasil no sentido de demonstrar uma conduta "que o mundo espera [do produtor rural]", agora corre o risco de ser utilizado para outra situação. Mais de 90% dos produtores atenderam o pedido e fizeram o CAR na ocasião. Agora, segundo o deputado, estes dados estão "nas mãos de pessoas que não querem usar esses dados em benefício da produção".

Para ele, a medida do ministro Sarney Filho descaracteriza a confiança que o produtor rural teve na elaboração desse projeto. "As coisas precisam ser repensadas, senão teremos problemas mais graves pela frente", aponta.

A FPA também pede ao presidente da República, Michel Temer, que o ministro Sarney Filho seja retirado do cargo-chefe do Ministério do Meio Ambiente. Uma reunião com o presidente seria feita nesta quarta-feira (30), mas devido aos últimos fatos em Brasília, teve de ser remarcada, ainda sem data definida.

"A sociedade urbana precisa entender o que se passa quando a gente toma uma atitude. Há aflição por parte dos produtores rurais. Quando adquirimos uma segurança para que isso fosse usado de uma forma correta, um instrumento para o produtor se regularizar, isso cai por terra com uma situação como essa", afirma o deputado.

Demarcação de terras indígenas

Ao mesmo tempo, lideranças indígenas protestam no Ministério da Casa Civil, que estaria demorando a liberar a licença de 13 reservas que seriam destinadas à população indígena.

O deputado aponta que um acordo de paz está sendo buscado e que acredita que o Governo Federal está aguardando para realizar uma nova avaliação e colocar em prática as situações já definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele lembra também que essa questão precisa ser pensada e reavaliada - a CPI da Funai e do Incra trabalha para revisar essas medidas.

 

Leia também: 

 Dados do CAR são divulgados na internet pelo Ministério do Meio Ambiente

Sarneyzinho desafia o agro e entrega dados do CAR para as ONGs

 

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Decisão do STF sobre marco temporal pode travar investimentos no campo e acirrar conflitos, avalia advogada
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais