João Batista descobre a causa do problema do Brasil

Publicado em 02/12/2015 14:37
João Batista descobre a causa do problema do Brasil

 

 

No G1/Caruaru (PE):

Dengue superlota hospital no sertão de Pernambuco e idosa aguarda atendimento deitada no chão

Direção do hospital atribui aumento na demanda a 'epidemia de dengue'.
Unidade em Arcoverde teve alta de 175% na média diária de pacientes.

Do G1 Caruaru
Idosa deitada no chao
 
Uma idosa deitada no chão, ao lado de uma lixeira, com apenas uma toalha como proteção, e uma mãe em lágrimas com o filho doente no colo compõem o cenário na recepção do Hospital Rui de Barros Correia, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Com a unidade superlotada após um aumento de 175% na média diária de atendimentos, os pacientes reclamam da falta de médico. O conselho gestor do hospital atribui o aumento na demanda a uma epidemia de dengue na região.
Conforme levantamento da direção, a média de atendimento de 200 usuários por dia subiu para 550. Em nota, a direção do hospital informou que  "reconhece a grande demanda na emergência da unidade, provocada, sobretudo, pela epidemia de dengue que atinge a Região de Arcoverde, mas esclarece que mantém o atendimento a todos os pacientes, dando prioridade aos casos mais graves". Ainda segundo a nota, "70% dos casos que chegam ao hospital poderiam ser atendidos em unidades e serviços de menor complexidade".

O filho da idosa que aguardou atendimento no chão disse que a situação é frequente na unidade. "Olha como a coitada está, não tem doutor. Olha como está a situação. É todo dia esse problema", afirmou Antonio Carlos Nunes.

Um ofício foi enviado pelo conselho gestor do hospital à prefeitura, pedindo apoio nos atendimentos. "Solicitamos um apoio, para que aqui na frente do hospital, intalasse uma tenda e viesse dar um apoio com médico, técnico e enfermeiro", afirmou Arnaldo Tenório, presidente do conselho.Além dela, outras pessoas esperavam por atendimento de forma improvisada - alguns deitados em bancos. Com a demora no atendimento, uma mãe chora com o filho no colo. De acordo com o pai, Sebastião Ferreira, a criança está com sintomas da dengue. "A família inteira com esse problema e infelizmente a gente não tem a quem recorrer", disse o aposentado.

Policlínica superlotada
Arcoverde registrou de janeiro a novembro, 1.789 casos de dengue e chikungunya; apenas em novembro foram mais de mil casos, segundo dados da prefeitura. Com o aumento na demanda de pacientes, a rede municipal também está superlotada. Em uma policlínica, o número de atendimento subiu de 80 para 300 por dia e salas foram improvisadas para acelerar as consultas.

A secretária de Saúde de Arcoverde, Andreia Britto, disse que "como a gente está com uma quantidade grande de casos de dengue e chikungunya - e estamos com três casos de microcefalia notificados -, estamos precisando de suporte tanto de medicamentos, que a gente vai ter que comprar fora de licitação, insumos e também contratação de profissionais sem concurso público. Em estado de emergência, pode ser que a gente tenha uma resposta mais rápida".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
NA + G1 de Caruaru (PE)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Paulo Garcia Fartura - SP

    O quê está acontecendo em nosso país é inacreditável..., não dá tempo de entender tudo, tamanho é o problema...

    0
  • aveliono ricardo menegaz Jacutinga - RS

    Falou tudo João Batista, tuas reportagem estão cada vez melhores... Vc é uma pessoa que fala o que a gente quer ouvir... Abraço desse agricultor que espera há mais de um ano esse salário pra minha mãe, e não dão uma resposta satisfatória... minha mãe, que sempre trabalhou e morou no meio rural, espera por uma aposentadoria digna, que não vem...

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    João Batista, isso é uma coisa impressionante mesmo.... Corre à boca pequena que sumiram 30 trilhões de reais dos cofres públicos, dinheiro usado para pagar altos salários e mordomias, não só ao parlamento, mas ao judiciário e executivo, dinheiro esse que saiu das "contribuições" dos trabalhadores brasileiros, arrecadados, desde 1988, e que deveriam estar no caixa do tesouro nacional. Essa gente que está no poder deve ser execrada da vida pública em caráter permanente e irrevogável. Precisamos recuperar a dignidade do povo brasileiro, que deve decidir o que os politicos podem ou não fazer.

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Só mesmo sendo sarcástico para responder a esta gente que chegou a esta conclusão... A teoria de Antonio Gramsci, utilizada pela "zelite" dirigente do Foro de São Paulo para conduzir a "Revolução Cultural" que está em curso, prega isto... "A verdade não existe. O que existe é a mentira útil pára cada ocasião" , pregam eles... ou seja, para o sucesso desta teoria eles criam inocentes úteis que ficarão papagaiando as convenientes palavras que lhes serão colocadas na boca, vindo a ser IDIOTAS úteis que serão descartados quando a utilidade terminar. Exemplo.... Delcidio do Amaral e muitos outros abandonados anteriormente...

    Parabéns pela análise, João Batista. Nossa missão é mostrar as causas dos problemas brasileiros para o nosso povo, só assim poderão ser resolvidos.

    0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Joäo Batista , parabens pela observação. Eu sempre achei que as soluções so viriam com o fundo do poço.Porém nunca imaginei que antes de bater la tentatiam tamanha barbárie.

      0