Sem reforma da previdência, rebaixamento da nota de risco do país e fuga de investidores podem interromper retomada econômica

Publicado em 14/12/2017 13:41
Confira a entrevista com Jason Vieira - Economista Chefe da Infinity Asset
Adiar a votação da reforma da previdência pode ser o prazo que o governo precisa para explicar melhor as mudanças para a população e convencer parlamentares indecisos sobre a importância da medida.

LOGO nalogo

Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, conversou com o Notícias Agrícolas sobre a Reforma da Previdência, à qual ele se posiciona a favor da aprovação em função de seus impactos no cenário econômico.

Vieira avalia que a não-aprovação poderia causar o rebaixamento da nota brasileira frente a um ciclo de recuperação macroeconômica que depende de investimentos econômicos. No próximo ano, os Estados Unidos devem elevar sua taxa de juros e tendem a atrair uma parte do capital que seria direcionado ao Brasil.

Para o economista, a Reforma também viria para "equalizar as contas públicas" e "fazer com que a economia real se reative". A perspectiva de continuidade de corte de juros, como ele salienta, também depende dessa aprovação. "Se a reforma não ocorrer, retiramos a confiança dos investidores, dos consumidores externos e das agências de classficiação de risco", aponta.

Ele também destaca que o alvo principal da Reforma é a previdência pública que, sozinha, ocupa mais valores do que o INSS. Sabido este ponto, o economista acredita que o apoio da população para os trabalhos também irá se refletir no apoio dos deputados. Para o economista, há reflexos de uma falta de articulação passada do Governo em relação aos desdobramentos das regras que estão inclusas nesta reforma.

O Governo de Michel Temer, contudo, vive uma questão política complicada, pois, ao mesmo tempo em que o presidente perdeu parte de seu poder político, o momento da votação teria uma proximidade grande com as eleições de 2018, bem como as discussões no âmbito pessoal dos políticos também interferem no andamento. Alguns partidos, como o PSDB e o PMDB, também não fecham questão a respeito da votação.

O dólar, por sua vez, se mostra elevado diante das incertezas, em um momento no qual o dólar global caiu em função das movimentações do Banco Central Americano (FED). "Não estamos mais operando por parâmetros técnicos e, sim, políticos", afirma Vieira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário