Economia americana cresce com modernização e desburocratização. Brasil melhora, mas ainda está longe de seguir tendência mundial

Publicado em 05/01/2018 16:29
Dólar segue com muita volatilidade. Lei cambial de 1933 precisa ser renovada para reduzir risco do Agro

Podcast

Roberto Troster - Economista Integral Trust Consultoria

 

Download

O economista Roberto Troster conversou com o Notícias Agrícolas nesta sexta-feira (05) para comentar o cenário econômico mundial, principalmente dos Estados Unidos, bem como a situação econômica do Brasil e do agronegócio brasileiro frente às mudanças, considerando também as eleições de 2018.

Troster comenta que o presidente norte-americano, Donald Trump, tomou decisões que ele considera acertadas com a queda dos impostos e a desburocratização. Por outro lado, decisões erráticas como a saída do Acordo do Clima e do fechamento da economia do país podem trazer consequências negativas a médio prazo. O Acordo do Transpacífico criou um "vácuo" que poderá ser ocupado pela China.

Por outro lado, existem questões anteriores à Trump, como o crescimento do setor tecnológico, que vêm influenciando positivamente a posição da economia dos Estados Unidos.

Embora o país esteja experimentando essa retomada, Troster aponta que o Brasil e os demais países que têm no agronegócio uma parte importante de sua economia devem continuar sendo competitivos. O grande mérito, como ele visualiza, é da China, "que está fazendo a maior inclusão social da história". No médio prazo, a demanda pela exportação brasileira deve continuar aquecida.

Ele acredita que o Brasil, por sua vez, necessita da modernização de alguns aspectos como a Lei Cambial, que data de 1933, e da Lei de Sistema Financeiro, que tem mais de 50 anos. Para o economista, o câmbio futuro volátil torna o resultado das empresas agropecuárias "uma loteria" e uma saída plausível seria a conta em dólar.

Quanto às eleições de 2018, ele aposta que o candidato a ser escolhido pela posição deve assumir uma postura mais ao centro. A questão que irá ditar os novos caminhos, segundo Troster, é "quão conservadora vai ser a agenda".

Por: e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa acelera no final do pregão e fecha acima de 190 mil pontos
Wall St fecha em alta, conforme dados mais fracos sobre empregos amenizam expectativas de alta dos juros
Na CNN: Jurista aponta crime de responsabilidade em decisões de Estela e Gilmar
EUA suspendem serviços consulares no Brasil por temor com segurança; PF descarta risco
Dólar fecha com variação modesta, aos R$5,2173, antes do primeiro turno eleitoral
Jovem Pan: Mendonça manda X remover posts que associam Flávio à polêmica envolvendo Nossa Senhora