Recurso de Lula ao STJ tenta ganhar tempo para evitar a prisão

Publicado em 30/01/2018 16:28
As ações dos advogados de Lula provocam instabilidades econômica, jurídica e eleitoral que só serão definidas pelo STF

LOGO nalogo

Nesta terça-feira (30), o jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas e Osmar Serraglio, deputado federal do PMDB/PR, ex-Ministro da Justiça e professor de Direito Constitucional, debateram a respeito da entrada do habeas corpus do ex-presidente Lula, que foi feita junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo as informações divulgadas em diversos canais de imprensa, Lula pretendia esperar que os embargos de declaração fossem apresentados. Contudo, os advogados que o representam decidiram acelerar o processo e entrar com um recurso hoje, depois que vários pedidos foram feitos por pessoas desconhecidas, que não estão envolvidas diretamente no processo.

Caso o assunto não seja solucionado no STJ, Lula deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Carmem Lúcia, entretando, disse que não há previsão de o Supremo decidir esse assunto.

Para concorrer às eleições de 2018, ele deve limpar o seu nome até a data de registro da candidatura. O prazo final é em 15 de agosto.

Confira o debate completo no vídeo acima.

Vídeo: José Dirceu defende Lula e pede união da esquerda (no Poder360)

Condenado na Lava Jato e monitorado por uma tornozeleira eletrônica, o ex-ministro José Dirceu gravou 1 vídeo em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O político foi ministro-chefe da Casa Civil de Lula e participou de todas as campanhas do petista.

O vídeo foi gravado para o blog Nocaute, do jornalista e escritor Fernando Morais, e fala em “mudança radical do Brasil.”

Dirceu fala que agora “é a hora da resistência” e, principalmente, da unidade. O petista fala que “é preciso reunir os candidatos a presidente da esquerda. Os democratas, os progressistas, os nacionalistas”. O político, sugere uma aliança entre o PT e partidos como o Psol, PCdo B e PDT.

Segundo Dirceu, com unidade, “seguramente” Lula consegue vencer as eleições. “Vamos atacar até a última Instância, com todos os meios e recursos jurídicos para manter Lula candidato.”

Em sua fala o petista argumenta que o movimento não se trata apenas da candidatura de Lula. A mobilização seria em defesa da democracia.

Veja o vídeo completo:

HISTÓRICO

O político de 71 anos foi condenado na Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em 2ª Instância, a pena foi fixada em 30 anos e 9 meses de prisão.

Dirceu foi solto pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em maio de 2017 e aguarda o julgamento dos recursos em liberdade. É monitorado por uma tornozeleira eletrônica. Ele foi preso em 2015, mas o STF entende que a pena só deve começar a ser cumprida depois do julgamento em 2ª instância. O petista vive em Brasília, em uma casa no Lago Sul, área nobre da capital.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Antonio Carlos Nogueira Fortaleza - CE

    Acho que já passou da hora de uma manifestação do poder judiciário sobre as manifestações desse indivíduo trostista treinado em Cuba e Rússia tem o direito de fazer manifestação política condenado mesmo que na primeira instância.

    0