Politica protecionista de Trump provoca volatilidade no mercado e abre espaço para uma nova configuração econômica mundial

Publicado em 14/03/2018 17:57
Brasil precisa ser protagonista nessa mudança e encarar como oportunidade essa nova tendência dos mercados

Nesta quarta-feira (14), o Notícias Agrícolas conversou com o economista Roberto Troster para discutir os novos capítulos da guerra comercial entre Estados Unidos e China, em um momento no qual o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaça taxar novos produtos.

Para Troster, o protecionismo do aço poderá proteger 1,4 milhões de empregos, mas piorar a situação de 7 milhões de empregos que dependem diretamente do produto como matéria-prima. "É uma política míope e parcial", avalia.

Ele destaca o exemplo do Brexit para destacar que "isolacionismo é um tiro no pé", já que a União Europeia ficou mais forte e os britânicos irão ter um menor crescimento. Assim, Troster acredita ser razoável prever que o mundo irá ficar mais unido sem os Estados Unidos e que os grandes perdedores desta guerra serão eles. Este fator até poderá trazer uma volatilidade econômica de curto prazo, mas a médio e a longo prazo haverá um mundo unido, com os norte-americanos excluídos.

A situação para o Brasil, conforme ele visualiza, irá depender da atitude do Brasil. Se o país tentar se integrar, será bom. Se ficar como espectador, também deve ficar isolado. O economista aponta que a primeira parte seria que toda a sociedade discutisse essa questão com os candidatos, tendo em vista o ano de eleições. Por outro lado, uma integração maior entre Brasil e Argentina facilitaria o trabalho para conquistar novos mercado, sobretudo no agronegócio.

"A maior produção de soja do mundo fica na Argentina e no Brasil e a maior bolsa fica em Chicago. Isso não faz sentido", acredita o economista. Para ele, a construção de uma bolsa local seria um projeto importante e também não seria difícil. "É só ter força de vontade e determinação".

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA