Nova Iorque, Londres e a pequena Arthur Nogueira no interior de São Paulo se rendem ao fenômeno Bolsonaro

Publicado em 11/10/2018 16:47
João Batista Olivi - Jornalista
Bolsonaro está no caminho para vencer a eleição, diz The Economist; The Wall Street Journal: Um populista conservador cobra adiantado na corrida presidencial

Podcast

Entrevista com João Batista Olivi

Download

 

Além de ganhar destaque nos editoriais da imprensa internacional como a tradicional revistra britânica The Economist e o prestigiado The Wall Street Journal de Nova Iorque, Jair Bolsonaro tem despertado nos brasileiros o sentimento de que o país precisa mudar, seguir novos rumos , com menos corrupção e mais perspectivas de futuro. O jornalista João Batista Olivi encontrou , na periferia de Arthur Nogueira, cidade típica do interior paulista, um exemplo de como o fenômeno Bolsonaro está mudando a rotina das pessoas e trazendo de volta a esperança de um país melhor. Depois de assistir ao vídeo, veja o que importantes publicações estão falando de Jair Messias Bolsonaro

 

Bolsonaro está no caminho para vencer a eleição, diz The Economist

SÃO PAULO - Como tem sido cada vez mais comum, a revista britânica The Economist voltou a colocar o Brasil em sua edição semanal, desta vez destacando o resultado do primeiro turno das eleições e já apontando o favoritismo de Jair Bolsonaro (PSL) para ser o próximo presidente do país.

De acordo com a publicação, o mercado já dá 85% de chance de uma vitória do deputado e isso seria "uma resposta extraordinária a uma série de traumas que se abateram sobre o maior país da América Latina nos últimos anos".

"Para consertar esses problemas, os brasileiros estão se voltando para um político provocador mais notável pelo extremismo de sua retórica do que por qualquer coisa que ele conseguiu em sete mandatos como congressista", diz a Economist ressaltando que Bolsonaro "insultou mulheres, negros e gays".

O texto destaca também a grande renovação da Câmara dos Deputados e aponta o poder que terá o PSL de Bolsonaro, que ainda deverá contar com o apoio do centrão para conseguir aprovar pautas importantes.

E diante disso, o que se vê é uma caminhada do país para o conservadorismo, como destaca o cientista político do Insper, Fernando Schüler, para a publicação: "as eleições mostram que o 'homem comum' tem atitudes conservadoras em relação ao casamento gay, ao aborto e à pena de morte".

"É mais fácil dizer contra o que os brasileiros se rebelaram - corrupção, crime e o caos econômico dos últimos anos - do que pelo o que eles votaram", diz a Economist.

 

The Wall Street Journal: Um populista conservador cobra adiantado na corrida presidencial

Editorial do Wall Street Journal de ontem. 

"Os progressistas globais estão tendo um ataque de ansiedade após o quase-triunfo de domingo do candidato presidencial conservador do Brasil, Jair Bolsonaro. Depois de anos de corrupção e recessão, aparentemente milhões de brasileiros acham que um outsider é exatamente o que o país precisa. Talvez eles saibam mais do que os críticos ao redor do mundo.

Bolsonaro obteve surpreendentes 46%, pouco menos que os 50% necessários para vencer no primeiro turno. Ele agora é favorito contra Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo que teve 29%. O segundo turno é em 28 de outubro.

Bolsonaro, que passou 27 anos no Congresso, é descrito como um populista conservador que promete tornar o Brasil grande pela primeira vez. O candidato de 63 anos está seguindo os valores tradicionais e freqüentemente diz coisas politicamente incorretas sobre políticas identitárias que inflamam seus oponentes. No entanto, ele atraiu o apoio da classe média ao se comprometer a reduzir a corrupção, reprimir o crime desenfreado no Brasil e libertar os empresários do controle do governo.

Ele não chegou a prometer privatizar totalmente a estatal Petrobras, mas seu assessor econômico disse que venderia suas subsidiárias, desregulamentaria grande parte da economia e restringiria os gastos do governo. Quanto à criminalidade, prometeu restaurar a presença policial em áreas urbanas e rurais que se tornaram sem lei.

Os oponentes alegam que Bolsonaro elogiou as forças armadas e, algumas vezes, o regime militar de 1964-1985, sugerindo que ele é uma ameaça à democracia. Mas ele não está propondo mudar a constituição, que limita o poder dos militares no país.

Por outro lado, Haddad quer reescrever a constituição para incluir uma assembléia constituinte ao longo das linhas do modelo venezuelano. Ele também quer mudar a forma como as promoções militares são feitas, dando o poder ao presidente. Isto é algo tirado diretamente do manual de Hugo Chávez.

Haddad é o candidato escolhido a dedo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está cumprindo uma sentença de 12 anos por suborno, mas, continua a ser um herói da esquerda. Lula aproveitou o boom das commodities para ganhar popularidade nos anos 2000, mas ele e sua sucessora geriram mal a economia e um escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras manchou grande parte da classe política.

O pequeno Partido Social Liberal, de Bolsonaro, carece de dinheiro e da máquina de que dispõe o Partido dos Trabalhadores (PT) de Haddad, mas Bolsonaro é quem está em alta no momento. O PT continua com o maior bloco da Câmara dos Deputados, com 56 representantes, mas o partido de Bolsonaro elegeu 52 e conquistou quatro cadeiras no Senado. O PT se saiu bem em sua fortaleza tradicional do Nordeste, mas não conseguiu eleger um governador no resto do país.

Depois de tanto tumulto político e corrupção, não é de surpreender que os brasileiros estejam respondendo a um candidato que promete algo melhor."

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Infomoney + Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Menos ...menos Joao Batista..olha a emoção??? Te pergunto o gostaria que respondesse...você entregaria seus negócios a alguem que em sua profissão em 30 anos nunca fez nada de significativo??? tudo bem é o menos pior...e repete algumas experiências que já tivemos...color..lula..o papo..a crista da galinha do Edmilsom...uma maravilha e depois nada...então o mais menos pior para a presidência..deveríamos escolher o melhor...outra coisa Joao...as propostas tem que ser factíveis...aprovadas pelo congresso..

    E a base onde está.. Sai da cartola...

    62
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Dalzir , você não acredita em nada ... Você é um daqueles que quanto pior melhor... Qual a sua atividade? Você e funcionário público ? Um PT enrrustido? Que está vendo a sua terá secar .

      Tome um rumo , se defina , saia do armário . De incompetente já estamos cheio .

      Bolsonaro vai provar o você e mais uns enrrustido que o País tem solução....

      Você acredita em quem ? Na vice do Hadad ?

      Quem pra você presta . Pra quem você votou . Não vou te pedir pra quem você vai virar ? Naqueles que mudaram a cor da Bandeira . Você deve se unir ao Stedile .... Dalzir, saia do Armário .....

      3
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Dalzir , esqueci de questiona: O que você entende de Administração Pública ?

      O que você entende de Debate ?.

      Você até agora não teve coragem de dizer pra quem você votou ou votaria ?.

      O que você entende de medo em debate ou não?

      Você não entende de nada .

      Você tem medo de dizer pra quem votou ?

      Não tem o direito de questionar a posição do Bolsonaro ?.

      Sai do Armário Comunista....

      1
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Bolsonaro está procurando pessoas iguais ao Dalzir pra compor seu ministério. Gente que sabe tudo. Tem opiniâo pra tudo. Eu penso que se fosse candidato ganharia as eleições. Vc não entendeu ainda que nós, a maioria da população, estamos com nojo dos politicos que FIZERAM MUITO no pós-ditadura.

      1
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Edmilson...bom dia..mais uma vez sua visão da porteira para fora é um desastre...te pergunto...porque o pais foi tao mal administrado pelos políticos??? foram todos eleitos??? olha o pt no poder a quase 16 anos e os últimos 12 foi uma lastima e tem 35 % dos eleitores que acham que não???o Collor tinha uma lábia foi eleito e fez oque??? O lula idem??? o Beto richa??? a Dilma??? O bolsonaro em 30 anos nada fez??? Vai fazer agora???? portanto Edmilson...não acredito em não colau...papai noel...e estamos nesta situação no pais por pessoas iguais a você... Pois se falar o quer ouvir...o cara e ótimo...senão não presta...mito o borsanada!!!! Ora mito e quem fez ou faz a DIFERENÇA.... E O CARA FEZ O QUE ATE HOJE...FALAR NAO E FAZER....ACORDA...

      10
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Edmilson...vamos aos argumentos...sobre administração publica ou privada..não entendo muito apesar de ter curso superior na área...pois acredito que diploma não encurta orelha de ninguém..mas entendo pro gasto..sobre debate sou meio tolo mas não acredito naquilo que sua galinha tem do lado oposto da crista...e o bosanada ate agora só papo...continuo te perguntando...o que o borsanada fez???cite aqui....eu nao entendo nada...mas não sou bobo e nem boneco e fantoche pra acreditar em lábia bonita e nunca ter feito nada..em quem votei..não seja tolo... O voto e secreto..sobre questionar o borsanada..ora não sou boneco..nem trouxa..questionar e coisa pra quem sabe e tem argumentos... Quem não faz..e porque e cego ou segue a fila tipo Maria vai com as outras..sair do armário pra que...nunca entrei..e pra finalizar use argumentos de gente grande..

      10
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      O PSL já é a segunda maior bancada (bancada eleita praticamente sem dinheiro)... então essa conversa que Bolsonaro não vai conseguir governar já começa a cair por terra.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Joao Batista..te fiz uma pergunta...claro que você não e obrigado a responder...mas se não responder e porque não tens resposta...afinal você se posicionou com relação as urnas...pesquisas...e sobre o MITO....ma pera aí???? Mito e alguem que fez ou faz a diferença.... Ma te pergunto o o borsanada fez ate hoje???papo não serve???como dizia o Atílio Fontana fundador da sadia...shi...shi xacramento não só o microfone mas a radio também era sua...

      15
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      E vc Dalzir entregaria seus negócios para o PT administrar?

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Rafael...não entregaria...mas também não entregaria ao borsanada...

      6
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Vilsom...sobre ser ministro do borsanada eu não sirvo...pois não sei trabalhar com chefe incompetente.. Funcionário incompetente se resolve treinando o..

      Ensinando o...mas chefe não..

      5
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Pois e João batista...quem sabe você escreve abaixo os feitos do bolsonaro...o Edmilson...o Vilson...o Elton..só papagueram mas os feitos do homi ate agora nada...o Edmilson não acostumado a argumentar esta acabando o pavio...também depois de eleger rocha...gleise..aquele senador ignorante do parana por 30 anos...esta caindo no papo do borsanada...

      11
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Rafael...sobre a bancada do PSL ser a segunda bancada ajuda mas não resolve nada...qualquer mudança importante no pais precisa de dois terços mais de votos e os 50 do PSL dão um pouco mais de 10%...longe dos dois terços..para dois terços terá que ter apoio muito maior coisa que o borsanada neste momento não tem..

      15
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Vilson...você diz estar com nojo dos políticos...ora isto não e novidade...você mora no Maranhão...elegeu pt..PCdoB...que fiasco..e no primeiro turno...

      12
    • luiz alberto suda fatima do sul - MS

      CARO DALZIR COM A SUA PERGUNTA VC MESMO JA DEU A RESPOSTA,TEMOS Q ESCOLHER O MENOS PIOR, SE VAI SER UM BOM PRESIDENTE OU NAO O TEMPO VAI DIZER, OUTRA COISA PARA SER ESCOLHIDO O MELHOR TEM Q APARESCER ALGUEM Q FAÇA ALGO DE BOM PARA SER AVALIADO,ATE AGORA SO APARECEU NA PRESIDENCIA CORRUPTOS Q FAZEM PARTE DE UM SISTEMA SUJO.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Luiz Alberto..o borsanada e o menos pior... Mas está o escolhendo um presidente e não um funcionário pras granjas do Edmilson..garanto que na sua propriedade você não escolhe um administrador que nunca fez nada ou que e mandado por presidiario???pra ver no que vai dar????? Ora já sabemos..

      O que deu color..lula..Dilma..

      10
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Engraçado quem ninguém falou do maior traficante de droga, do helicoptero com 450kg no ES e do avião com 665kg de cocaina em GO, oa Policia Federal e Promotores esconderam porque,se prenderam Lula porque não prenderam os traficantes, porque a Policia Federal esconde esses caras ?Quero ver o Bolsonaro mandar matar esses dois traficantes que a PF e Promotores escondeu. Dalzir, aqui só tem fanáticos, estou pensando em morrar no Rio já que vai matar os bandidos. A partir de Janeiro todos nós vamos por uma cadeira na calçada na noite e tomar um ar fesco, ,não vai ter mais bandido mesmo, podem deixarem as filhas andar a noite a pé pois não vão ser estupradas. A desciplina em sala de aula vai ser maravilhosa, se não for a Professora pode dar um tapa no boca e esta amparado pelo Bolsonaro. Tem gente que se acha assim ! Não pode esquecer que o Collor acabou com os MARAJÁS, agora o Bolsonaro vai acabar com os bandidos. Outra coisa, os fazendeiros podem voltar para sua fazenda no MT divisa com o Paraguai e os ladrões não vão futar mais seus tratores, o fazendero vai levantar com uma metralhadora e vai matar os 10 bandidos. Dalzir , eu e vc somos PT ! kkkkk. O filho do Bolsonaro vai ser LIDER no Senado. Bolsonaro vai ter o Presidente da Câmara em suas mãos, sem Mimistérios não tem maioria, se não deixar roubar não aprova nada, a coisa é complicada, violencia gera violencia, Bolsonado arrogante não governa, acho que Bolsonaro se der uma de macho,vai virar franga !

      10
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos)... Os 69,9% do IBOPE está causando um tsunami na cabeça do "toninho"... ... Calma, "menino"... até a eleição vai passar dos 70%, ou quem sabe "bater" nos 80%... ... Quanto a melhora do país, vai ser feita pelas pessoas de bem desse país e, não pelos socialistas distributivos da riqueza alheia. ... ... Quanto à sua cadeira para colocar na calçada, fique tranquilo, não vai faltar tempo para você colocá-la na calçada.... ... Espero que você tenha plantado uma muda de mogno africano em frente da sua residência, para produzir sombra, ou seja, além de sentar na cadeira, será na sombra de uma árvore que você plantou...

      1
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Antonio Carlos..não sou e nunca fui PT... no segundo turno sou obrigado a votar no menos pior... e o pt nunca.. embora o borsanada é ruim a dar com pau..

      0
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Dalzir, eu nunca votei em partido,mas entre o Bolsonaro e omProfessor Haddad formado na USP eu vou votar nele , não voto em um homem que não tem equilibriu emocional. Eu não puxo o saco de ninguém, mas a verdade é essa, Lula e Haddad nunca foram terroristas, eles nunca fugiram para o Chile para os militares não matar. Ja foi feito uma pesquisa e o Lula ganhou como o melhor Presidente. Haddad foi o melhor Ministro da Educação que o Brasil teve, foram construidas 18 Universidades e teve em50 ou 100% de aumento de vagas nas Federais. Sarney e FHC nunca fizeram Universidades, mas autorizou fazer Faculdades particulares, quem estuda em uma faculdade particular tem vergonha de mostrar . Meu filho foi fazer inscrição em uma empresa, tinha vários candidatos,,quando meu filho mostrou no balcão a graduação e o mestrado da UNESP os jovens ficaram com vergonha, meu filho me falou que ficou com dó dos jovens, isso Dalzir é uma realidade, na empresa tinha várias vagas mas somente meu filho foi contratado, já fazem 15 meses e até agora não apareceu candidatos com cursos da UNESP, UNICAMP ,USP ou Federal. No mercado tem milhares de vagas e não são preenchidas.Lembrando, Dilma fez assalto na casa da amante de Ademar e o Aloysio fugiu com os 3 milhões de dolares e o FHC e a tuma deles fugiram para o Chile. Lula e Haddad nunca fugiu ! Precisamos votar nas pessoas e não em partidos.Outra coisa, Haddad saiu da prefeitura e deixou 8 bi em caixa e FHC deixo o Pais quebrado, vendeu 134 empresa e sumiu com o dinheiro, não conheço nenhuma grande obra para o povo e muito menos hospitais. Outra coisa, eu jamais voto no Zé Dirceu e nem no Serrae muito menos no Aécio, embora agora todos conhecem o Aécio, mas milhões de pessoas que votaram dessa desgraça !

      2