Novo presidente da FPA apoia novo governo "mas com independência"

Publicado em 11/12/2018 13:52
Dep. Alceu Moreira / MBD-RS - Presidente eleito da FPA
Dep Alceu Moreira, do RS, comandará a bancada ruralista - a mais forte do Congresso

Podcast

Novo presidente da FPA apoia novo governo "mas com independência"

Download
 

LOGO nalogo

O deputado federal (MDB/RS), Alceu Moreira, foi confirmado como novo presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) nesta terça-feira durante reunião em Brasília. O parlamentar assumirá a presidência em 2019 em substituição à ministra da Agricultura Teresa Cristina. Alceu Moreira também é  pré-candidato a presidência da câmara dos deputados.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o deputado afirmou que apoia o governo do presidente eleito e que as ferramentas de comunicação  utilizadas por Jair Bolsonaro (mídias sociais) podem ser um bom modelo de divulgação como também podem prejudicar a imagem de uma pessoa. “O peso da palavra de quem preside o País precisa certamente ser muito bem pensado”, afirma.

Alceu Moreira ressaltou que quando o Bolsonaro fala é com simplicidade e descreve exatamente o que está pensando. “Mas dada à dimensão do cargo da Presidência da República vai exigir uma série de disciplinas que ele vai saber lidar com isso”, comenta.

Mesmo apoiando o governo do presidente eleito, o deputado federal salienta que vai fazer criticas construtivas ao mandado de Jair Bolsonaro e construir projetos com o Ministério da Agricultura. “A frente parlamentar é de todos os partidos que queiram fazer parte e tem siglas que vão estar na oposição, mas a divergência é legitima dn processo e não pode ser ofensiva”, destaca.

Em relação à ética do presidente eleito e a suspeita que envolve um dos filhos do presidente (Flávio Bolsonaro), o deputado aponta que não se devem trazer assuntos dessa natureza para dentro do cargo da presidência. “Tudo que for questão de política eu tenho o maior prazer de discutir, mas o que for de polícia ai a conversa não é comigo. Nós vamos cuidar daquilo que interessa ao Brasil, porém fofocas devem ficar nas novelas”, completa.

Confira as imagens da reunião da FPA desta terça-feira:

reunião da FPA

reunião da FPA

reunião da FPA

Alceu Moreira é eleito presidente da FPA

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), durante reunião nesta terça-feira (11), elegeu a composição da nova diretoria que toma posse no próximo ano. O atual vice-presidente, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) foi eleito para comandar o colegiado a partir da transmissão do cargo, marcada para 19 de fevereiro de 2019.

Para ele, o principal desafio é desmistificar conflitos fictícios que envolvem o setor agropecuário brasileiro. Moreira afirmou ainda que o produtor deve ser tratado com respeito, pois é ele quem alimenta e abastece o país e o mundo. “A agropecuária brasileira nunca foi contra o meio ambiente, contra os indígenas. As pautas são complementares e não antagônicas. Temos de fugir desses conflitos e encontrar soluções por meio de políticas públicas sólidas que deem segurança a todos”, destacou o novo presidente da FPA.

O encontro foi o último presidido pela deputada Tereza Cristina (DEM/MS). Na ocasião, a parlamentar agradeceu e parabenizou os membros pelo trabalho desempenhado ao longo de seu mandato. Ela reiterou que o compromisso com o desenvolvimento do país e da agropecuária é diário.

“A FPA alcançou protagonismo ímpar para construir políticas públicas cada vez mais fortalecidas e convergentes com os anseios da sociedade e da agricultura brasileira. Fecho uma etapa da minha vida parlamentar e inicio outro desafio. Temos de lutar por um Brasil melhor”, defendeu a presidente.

Tereza Cristina afirmou ainda que sua gestão à frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será mais moderna, mais ágil e condizente com as mudanças que o país necessita para crescer ainda mais. “Nossa interlocução com o setor produtivo, com os agricultores e com a FPA será diária e direta”, disse a futura ministra.

Presente na reunião, o deputado João Campos (PRB/GO), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, reiterou que tanto a FPA quanto o Mapa estão bem representados. Campos reforçou a segurança que possui com a gestão de Tereza Cristina à frente da Agricultura pela atuação exemplar da parlamentar. O deputado destacou a necessidade de fortalecer a segurança pública no país, especialmente, no meio rural.

Campos afirmou ainda que se sente preparado para presidir a Casa e disse estar aberto ao diálogo, com ideias pautadas na responsabilidade com a sociedade. “Finalizei meu quarto mandato agora. Isso me deu espaço para consolidar uma boa relação com os parlamentares”, disse o deputado.

Gestão alinhada

Diversos parlamentares membros da FPA manifestaram apoio irrestrito à nova gestão do Ministério da Agricultura e à nova diretoria do colegiado. Para o deputado Júlio César (PSD/PI), a FPA foi quem deu a dimensão, à sociedade, do que o setor produtivo representa para o Brasil. Em complemento, o deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP) afirmou que a Frente trabalha a favor não só da agricultura, mas do país.

Segundo o deputado Domingos Sávio (PSDB/MG), o momento é de mudança. “Não somos um segmento corporativista. Somos patriotas. Queremos ver o país dar certo. Serei soldado desse espírito de mudanças”, destacou Sávio.

O parlamentar disse estar confiante no trabalho a ser desempenhado pela futura ministra da Agricultura. “Tereza Cristina, além de representar milhares de produtores rurais, já começou a desempenhar o papel de fazer os milhões de brasileiros compreenderem o trabalho que a FPA e a agropecuária oferece ao país”, disse o deputado.

A corresponsabilidade de todos os parlamentares da FPA, diante deste cenário de renovação, foi lembrada pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS/SP). Em seu discurso, o deputado Afonso Hamm (PP/RS) afirmou que a deputada Tereza Cristina foi a primeira escolhida e indicada pelo setor agropecuário. “O segmento da pecuária e agricultura começa a ter uma valorização maior e isso só depende do nosso trabalho. Ambiente favorável nós já temos”, disse.

Autor do projeto de lei (PL 6717/2016) que garante o porte rural de arma, o deputado defendeu ainda que a segurança no campo continue sendo uma das principais pautas da FPA em 2019. “Temos um texto final acordado na Câmara. Avançamos nas discussões. Podemos acabar com a fragilidade do campo na questão da segurança pública”, ressaltou o parlamentar.

Renovação

Em tom de despedida das atividades legislativas, o deputado Josué Bengtson (PTB/PA) enfatizou que os novos parlamentares darão continuidade ao trabalho consolidado ao longo destes anos. “Teremos uma nova cara, uma nova visão na FPA e no Mapa, que agora vai cuidar da agricultura familiar com o zelo que ela merece. Tereza Cristina fará esse papel de forma brilhante”, destacou Bengtson.

Em retrospectiva ao trabalho executado na FPA e na Câmara, o deputado Valdir Colatto (MDB/SC) afirmou que a questão fundiária e a questão ambiental devem ser as prioridades do novo governo e da pauta legislativa. “O país precisa trilhar a política de ocupação territorial que almeja ter. E ela precisa estar em consonância com o desenvolvimento do país e com a preservação ambiental. Hoje, o Brasil está travado. Isso precisa mudar”, reiterou Colatto.

Representando o Estado do Mato Grosso, o deputado Victório Galli (PSL) destacou que os novos parlamentares eleitos continuarão fortalecendo as pautas do Mato Grosso na bancada. “Me despeço da atividade legislativa deixando um legado. Marquei presença em quase todas as reuniões da FPA em 2018 e votei em todos os projetos voltados à agropecuária, pois acredito na força do setor para alavancar e melhorar nosso país. Sem a produção do Mato Grosso, o Brasil estaria falido”, finalizou Galli.

Confira abaixo a composição da nova diretoria da FPA para o ano de 2019:

CARGO PARLAMENTAR
Presidente Dep. Alceu Moreira MDB/RS
Vice-Presidente Senado Federal Sen. Luiz Carlos Heinze PP/RS
Vice-Presidente Câmara Dep. Sérgio Souza MDB/PR
2º Vice-Presidente Câmara Dep. Evair de Melo PP/ES
Vice-Presidente Região Sudeste Dep. Arnaldo Jardim PPS/SP
Vice-Presidente Região Norte Dep. Carlos Henrique Gaguim PP/TO
Vice-Presidente Região Nordeste Dep. Marco Aurelio Sampaio MDB/PI
Vice-Presidente Região Sul Dep. Luiz Nishimori PR/PR
Vice-Presidente Centro-Oeste Dep. Zé Mário DEM/GO
Coordenador Político Senado Sen. Sérgio Petecão PSD/AC
Coordenador Político Câmara Dep. Evandro Roman PSD/PR
Coordenador Jurídico Sen. Rodrigo Pacheco DEM/MG
Coordenador Institucional Dep. Covatti Filho PP/RS
Secretário Dep. Paulo Bengtson PTB/PA
Coordenador da Comissão de Meio Ambiente Dep. Neri Geller PP/MT
Coordenador da Comissão de Direito de Propriedade e Minorias Sen. Jayme Campos DEM/MT
Coordenador da Comissão de Política Agrícola Dep. Pedro Lupion DEM/PR
Coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Dep. Domingos Sávio PSDB/MG
Coordenador da Comissão de Infraestrutura e Logística Dep. Nelson Barbudo PSL/MT
Coordenador da Comissão Trabalhista Sen. Acirz Gurcaz PDT/RO
Coordenador da Comissão de Relação Internacional Dep. Hildo Rocha MDB/MA
Coordenador da Comissão de Agricultura Familiar Dep. Celso Maldaner MDB/SC
Coordenador da Comissão de Segurança no Campo Dep. Capitão Augusto PR/SP
Coordenador da Comissão de Política de Abastecimento Dep. Joice Hasselmann PSL/SP
Coordenador de Comunicação Dep. Zé Silva SD/MG
Coordenador da comissão de Endividamento Rural Dep. Jerônimo Goergen PP/RS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
NA/Asscom FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elói Petry Batista Cerro Largo - RS

    É muito triste: A família do nosso Presidente se tornou um caso de polícia. E o pior, a cada dia a situação se agrava.

    31
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Pessoal, vejam aí como é uma ação coordenada entre esquerdistas, o deputadozinho mequetrefe dá munição aos radicais de esquerda para detonar os adversários, ele faz exatamente aquilo que diz condenar. Compreenderam? Eles mutuamente se ajudam, fazendo de conta que são adversários.

      10