Senador Heinze conta como foram os bastidores da derrota de Renan no Senado

Publicado em 04/02/2019 14:22 e atualizado em 05/02/2019 11:20
4872 exibições
Entrevista com Luiz Carlos Heinze - Senador PP/RS sobre a vitória de Davi Alcolumbre e a consolidação das reformas do governo Jair Bolsonaro
Luiz Carlos Heinze - Senador - PP - RS

Podcast

Entrevista com Luiz Carlos Heinze - Senador - PP - RS sobre os Bastidores do Senado Federal

Download

 

LOGO nalogo

O Notícias Agrícolas conversou com o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), recém-empossado para assumir o cargo pela primeira vez, para repercutir a vitória de Davi Alcolumbre (DEM-AP) para a presidência do Senado Federal.

Segundo Heinze, Renan Calheiros (MDB-AL) e seus aliados estavam na liderança da casa há 20 anos. Desta forma, ele acredita que a vitória de Alcolumbre é importante para acompanhar um movimento de renovação, já que 80% dos nomes eleitos para o Senado são novos - ou seja, que não participavam do processo anteriormente.

O deputado também acredita que Alcolumbre pode representar a liderança em algumas votações que seriam de interesse do Governo Federal, como a aprovação das reformas previstas.

Acompanhe a entrevista completa no vídeo acima

Renan já era, por JOSÉ NÊUMANNE (no ESTADÃO)

Fora da Mesa do Senado e da Esplanada dos Ministérios, Renan e MDB perderam alta relevância que sempre tiveram na partilha do poder sob Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma e Temer

Mais do que eleição para Senado Renan e MDB perderam relevância no jogo político neste momento de mudança. 

Ainda há nos meios de comunicação e até no governo Bolsonaro (caso de Paulo Guedes) quem tema que, derrotado na disputa pela presidência do Senado, Renan Calheiros possa usar talento, experiência e prestígio para prejudicar as reformas necessárias para a retomada da economia.

Quem assim pensa não entendeu direito o que houve nem tomou conhecimento de uma prova cabal da situação vexatória em que se encontram o senador e seu partido, o MDB, depois da humilhante derrota numa eleição que considerava vitoriosa como favas contadas.

Seu abjeto tweet contra Dora Kramer prova seus desespero e covardia, manifestada pela atitude de eliminar o post depois de constatada a péssima repercussão que ele teve. Apesar de ninguém da esquerda nem as feministas de plantão terem manifestado nenhuma solidariedade com a mulher ofendida.

Fachin encaminha denúncia contra Temer no caso J&F para Justiça Federal do DF

BRASÍLIA – O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (4) encaminhar para a Justiça Federal do DF as denúncias apresentadas pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot no caso J&F contra Michel Temer (MDB) pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução de Justiça. A investigação desceu para a primeira instância porque Temer perdeu o foro privilegiado ao deixar o comando do Palácio do Planalto.

A denúncia contra Temer foi apresentada por Janot em setembro de 2017, na véspera de o então procurador deixar o cargo. Janot denunciou Temer por organização criminosa e obstrução de Justiça, mas a acusação foi barrada pela Câmara em outubro de 2017 – Temer recebeu o apoio de 251 deputados federais, enquanto 233 votaram para autorizar a continuidade das investigações contra o emedebista. Se a denúncia fosse aceita à época, Temer seria colocado no banco dos réus e afastado do cargo por 180 dias.

Em junho de 2017, Janot denunciou Temer e o então deputado federal Rodrigo Rocha Loures (MDB-RR) por corrupção passiva no episódio da “mala do dinheiro”, que veio à tona com a delação de executivos e ex-executivos do grupo J&F. O episódio fragilizou o então presidente da República quando o Palácio do Planalto tentava garantir a aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional.

Rocha Loures foi filmado pela PF saindo apressado do estacionamento de uma pizzaria nos Jardins, em São Paulo, carregando uma mala preta com R$ 500 mil em dinheiro vivo do grupo J&F. Em agosto de 2017, por 263 votos a 227, a Câmara dos Deputados barrou a denúncia do Temer, não dando aval para o STF analisar a acusação formal e decidir se abre ou não a ação penal.

Sobre essa outra denúncia, Fachin deu três dias para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se pronunciar sobre o caso.

JANTAR. Fachin também decidiu encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) a investigação contra Temer em inquérito no qual delatores da Odebrecht apontam que integrantes do grupo político liderado por Temer e pelos ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco teriam recebido recursos ilícitos da empreiteira como contrapartida ao atendimento de interesses da Odebrecht pela Secretaria de Aviação Civil – pasta que foi comandada pelos dois ex-ministros de Temer entre 2013 e 2015.

No relatório final do inquérito, que apura propinas de R$ 14 milhões da Odebrecht para a cúpula do MDB, a Polícia Federal concluiu pela existência de indícios de que Temer, Padilha e Moreira Franco cometeram os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O caso está relacionado com o jantar no Palácio do Jaburu, realizado em 2014, e que foi detalhado nos acordos de colaboração premiada de executivos da Odebrecht. Então vice-presidente, Temer teria participado do encontro em que os valores foram solicitados.

A apuração sobre Moreira Franco e Padilha já havia sido encaminhada ao TRE-SP no ano passado. Procurada, a defesa de Temer informou que não vai se manifestar.

Portos. Outra investigação sobre o ex-presidente que vai para a primeira instância é a que resultou em denúncia por corrupção e lavagem de dinheiro no inquérito dos portos. Foi a terceira denúncia apresentada contra Temer pela PGR desde que ele assumiu o cargo, em 2016. A decisão de enviar a acusação à Justiça Federal de Brasília foi tomada pelo ministro Luís Roberto Barroso.

“A denúncia, como já exposto, descreve detalhadamente o funcionamento de um esquema duradouro de corrupção que se teria formado em torno do ex-presidente da República Michel Temer. Em suma, o denunciado teria se valido largamente de seus cargos públicos, ao longo de mais de 20 anos, para conceder benefícios indevidos a empresas do setor portuário, em troca de um fluxo constante de pagamento de propinas”, observou Barroso em sua decisão, assinada nesta segunda-feira.

 

Por João Batista Olivi
Fonte Notícias Agrícolas

2 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Diz-se que: "a esperança é a última que morre".
    É com essa assertiva que vivo, no sentido de que aquela ideia, meio ou totalmente estapafúrdia de ver um "senhorinho" trabalhando para um Brasil melhor na seara do Senado Federal.
    Vê-se, nos detalhes, a profundidade das perguntas ao entrevistado e a euforia do entrevistador sobre o assunto dos bastidores no Senado.
    Sr. JOÃO BATISTA, sei que não vou ver meu sonho concretizado, mas a esperança de que o "senhorinho" alcance o status de Senador da República, penso, será bom para o Brasil e, para o Sr., pois esse velho matuto vê como os seus "olhos brilham" quando o Sr. está tratando do assunto.
    .... "E VAMOS EM FRENTE" ! ! ! ....

    1
    • GERALDO GENTILEIBAITI - PR

      Caro companheiro Rensi: Vc postou às 03:50 !!!! Que que é isso? Insônia? Notívago? KKKKK . Só para relaxar um pouco. Grande abraço.

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      He! He! (risos). Você sabe por que os "velhos" não dormem bem? ... ... ... Porque têm medo de morrer dormindo... ...

      1
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Eu peço a Deus para morrer dormindo (sofro de apneia)... Acho muito melhor do que ficar imobilizado na cama dando trabalho para os outros... Sr PAULO, eu compro melatonina nos Estados Unidos... e' um remedio natural que nao vicia--- A prima da minha mulher me deu de presente uma caixa de Hemitartarato de Zolpidem, tomo meio comprimido, durmo 12 horas..., mas tomo so' de vez em quando porque dizem que vicia...

      0
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Sr Geraldo, o senhor acaba de descobrir o motivo pelo qual os comentarios do sr Paulo sao recheados de filosofia...

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Desculpem-me, mas é só uma brincadeira de um velho matuto... Às vezes, a gente coloca algumas piadas que nada tem a ver... ... ... Quanto à doenças, não tenho a minima preocupação, pois tenho o melhor "plano" de saúde do país. ... Qual é o "plano"? ... ... NÃO FICAR DOENTE !!!

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Sr. Carlo, sinto muito pelo seu problema. ... ... Sou depressivo e, em 2004 fiz um tratamento com um médico ortomolecular e, foi o único que me tirou do "poço". ... ... Isso foi em 60 dias de tratamento. ... ... Até hoje brinco, se eu tiver uma pessoa que tenha me causado grande males, não deseja nada de mal a ela... ... Só desejo que ela sofra de depressão, pois é uma "coisa" que derruba o mais forte dos homens.... ... Eu cheguei, tomando remédios alopáticos, a ficar trancado dentro do quarto por mais de trinta dias e, chorando que nem "criança nova", por mais de 14 horas por dia. ... ... Pensa numa "coisa ruim"!!! .... Aí me indicaram esse médico de Londrina-PR. ... ... Após 90 dias de tratamento, me senti, "macho" e, não voltei mais nele para continuar o tratamento e, desde então não tomo remédio nenhum. De vez em quando "ela" vem e encosta, mas como tenho a consciência do meu problema, uso de algumas artimanhas e, vou levando ... ... Mas, nunca mais, desci no "poço" que me encontrava tomando remédios alopáticos. ... ... Esse médico tem um longo histórico de benefícios ... S e o Sr. tiver interesse entre no site .... ... https://www.google.com/search?q=Tsutomo+Higashi&oq=Tsutomo+Higashi&aqs=chrome..69i57j0.12130j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8 ... .... .... .... .... .... Espero que tenha ajudado.

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Qualquer coisa pesquise TSUTOMO HIGASHI ... .... que é o nome do médico. No site o Sr. vai ver que ele está "bem velhinho". Mas, é só no visual, pois o "bicho" é uma "rocha".

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Peço desculpas aos leitores do FALA PRODUTOR, por tratar de um assunto tão "diferente", mas me senti na obrigação, de tentar ajudar um amigo, que só tenho conhecimento através de seus escritos, mas que muito admiro.

      0
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Seu testemunho e' util---- Espero que continue bom...

      0
    • ROBERTO CADORECRUZ ALTA - RS

      Sr. Carlo Meloni, meu pai sofria muito de apnéia do sono, então o cardiologista dele sugeriu o uso do CPAP. Acredito que conheça o CPAP, se não, sugiro que dê uma olhada...o uso desse equipamento deu alguns anos de vida a mais para o meu pai.

      0
    • GERALDO GENTILEIBAITI - PR

      Que desculpas, que nada caro Rensi. Aqui é nossa casa e entre companheiros e amigos não existem "assuntos diferentes". Tudo é motivo para compartilhar idéias, experiências e vontade de aprender e ajudar. Grande abraço.

      0
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Sr Cadore, nao conheço ; vou procurar me informar-----Muito obrigado

      0
  • Ricardo André Lanzarin -

    Parabéns ao canal Notícias Agrícolas, muito boa a entrevista, o Senador Luiz Carlos Heinze nos representa, uma pessoa que vai nos dar muito orgulho no senado representando o Rio Grande Do Sul, parabéns...

    3
    • ELSO VICENTE POZZOBONSORRISO - MT

      O senador Luiz Carlos Heinze, sem desmerecer nossa ministra, deveria ser convocado para prestar seus serviços como MINISTRO DA AGRICULTURA. Eita cara porreta !!!!

      1