Ministra Tereza Cristina fala sobre os rumos do agronegócio brasileiro no mercado internacional

Publicado em 05/08/2019 16:19
Tereza Cristina - Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Coletiva de Imprensa - Congresso da ABAG - Tereza Cristina - Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Podcast

Coletiva de Imprensa - Congresso da ABAG

Download

LOGO nalogo

O site Notícias Agrícolas esteve presente no Congresso da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), realizado em São Paulo, que contou com a presença da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Confira no vídeo acima, uma coletiva de imprensa em que a ministra falou sobre os rumos do agronegócio brasileiro no mercado internacional.

Brasil deve se manter neutro em guerra comercial entre EUA e China, diz ministra

LOGO REUTERS

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil deve permanecer neutro na guerra comercial entre Estados Unidos e China, buscando que seus produtos agrícolas estejam no maior número possível de mercados.

Em entrevista coletiva, Tereza disse que enquanto as duas maiores economias do mundo discutem suas diferenças, o Brasil buscará manter boas relações e fluxos comerciais com ambos.

"Eu digo que o Brasil, embora eu não seja ministra das Relações Exteriores, deve se manter fora dessa briga", disse ela em resposta a uma questão da Reuters.

"Os EUA são um competidor na venda de produtos agrícolas à China. A China é um grande parceiro comercial. O Brasil possui produtos que podem ser vendidos a ambos os mercados", afirmou Tereza.

A ministra classificou EUA e China como "negociadores duros" e recusou-se a prever um resultado das conversas entre os países. Ela também disse que o Brasil não seria capaz de substituir totalmente aos EUA como fornecedor de alimentos à China.

"Ainda é cedo para fazer projeções", disse ela em relação às possíveis alterações na demanda por conta da guerra comercial.

Segundo Cristina, o Brasil está monitorando as negociações para avaliar como o resultado pode afetar o país no cenário global do agronegócio.

A produção excedente brasileira alimenta 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, de acordo com a ministra, e o país continuará negociando acesso a novos mercados.

Tereza Cristina disse que nas próximas semanas deve viajar ao Oriente Médio, EUA e Canadá para discutir comércio agrícola.

Leia também: "Tenho convicção de que estamos fazendo o melhor para nosso país", diz ministra

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário