Reforma do estado muda o foco: ao invés de aumentar receitas (e impostos), quer diminuir os custos

Publicado em 06/11/2019 16:18
Análise de Antonio da Luz, economista-chefe da Farsul - Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul
Antônio da Luz - Economista - FARSUL

Podcast

Entrevista com Antônio da Luz - Economista - FARSUL sobre a Reforma Administrativa

 

Download

Para debater sobre a Reforma Administrativa proposta na terça-feira (6) pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente Jair Bolsonaro, o Notícias Agrícolas conversou com Antônio da Luz, economista da Farsul. 

O economista afirma que a apresentação da Reforma do Estado foi um dos dias mais importantes para o novo padrão de economia que o país está começando seguir, dentro desses 300 dias de governo. "Eu vi ali um embrião de um Brasil diferente, um Brasil em que há muitos anos a gente defende essas mudanças", afirma. 

Bolsonaro e Guedes entregam proposta econômica ao Congresso

Destacou ainda a importância das grandes mídias também terem apoiado as medidas propostas. "As questões econômicas são um pouco mais quadradas, existe o certo e o errado, simples. E a mídia me parece, que nessa questão, entendeu bem a necessidade de alterar as questões econômicas brasileiras", comenta. 

Entre os pontos apresentados pelo Governo, existe também o processo de privatização. Para o economista, para o agronegócio, é o ponto mais importante da proposta. Ele explica que todo o pacote é um conjunto de medidas que passa por mudanças na Constituição, três são encaminhadas para Câmara e três para o Senado. 

"Esse pacote é totalmente diferente. Ele não olha em nenhum momento para a receita, ele olha para o custo do estado. Ele não enfrenta o lado da receita, ele enfrenta o lado do custo", afirmando que o conjunto de medidas mira diretamente para o problema, que é o gasto público. 

Ele explica ainda que atualmente, para conseguir privatizar, é preciso driblar uma série de obstáculos que aparecem no caminho. Segundo ele, o que o Governo está propondo é que ao invés de fazer as contas tradicionais de receita e a Reforma do Estado está visando tratar com que o setor privado consiga resolver os problemas de forma mais eficiente. 

Já os pontos que vão para o Senado, tem o pacto federativo, que o economista também considera importante. "É algo que nós pegamos os recursos futuros, sobre tudo do pré-sal, e falamos para a sociedade que não estamos olhando para o problema do país pelo lado da receita, estou olhando pelo lado da despesa. Então, eu governo federal, vou enxurgar os meus custos e a receita que poderia vir para mim, eu vou passar para estados e municípios", explica. 

Ele caracteriza a ação como "mais Brasil e menos Brasília", defendendo que as ações são necessárias para a economia alavancar nos próximos dias. Para Antônio, os efeitos positivos de todas as reformas que estão propostas devem começar aparecer 100% para toda a população apenas em 30 anos. "É por isso que nós não podemos procrastinar com assuntos sérios. Essas reformas todas que nós estamos a comemorar, por estar discutindo elas, deveriam ter sido feitas na década de 90. Nós estamos 20 anos atrasados", afirma.

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Veja também: 

Governo Bolsonaro propõe ampla reformulação fiscal e prevê R$ 400 bi para Estados e municípios

Governo entrega PECs do pacto federativo no Senado e espera aprovação até 1º semestre de 2020

Por: João Batista Olivi e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos