Zeina Latif analisa a consistência da recuperação econômica no Brasil e se diz otimista com Agro para 2021

Publicado em 21/12/2020 15:16 e atualizado em 29/12/2020 09:15
Endividamento público é o fato mais preocupante para 2021. Dólar e Selic tendem a subir, inflação pode ser controlada e PIB deve surpreender
Zeina Latif - Consultora Econômica

Podcast

Zeina Latif analisa a consistência da recuperação econômica no Brasil e se diz otimista com Agro para 2021

 

Download
 

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Zeina Latif destaca alguns pontos importantes a serem observados no próximo ano.

A política de apoio à economia, principalmente o auxilio emergencial do governo durante a pandemia, foi fundamental, pois fez com que a trajetória de queda do PIB se modificasse e encerrasse o ano na casa dos 4% negativos e com uma previsão de crescimento de 3,5% para 2021.

Mas gerou um efeito colateral importante e que vai determinar o andamento da economia em 2021, o aumento do endividamento público que em breve pode atingir 100% do PIB.

Para a economista, a inflação não é o fator  mais preocupante, pois pode ser corrigida com alta dos juros. E a Selic em elevação, que poderia dificultar o acesso ao crédito e limitar investimentos, se bem conduzida, não será problema.

A consultora econômica acredita ainda que, embora haja uma tendência de desvalorização do dólar frente a outras moedas, em relação ao real a moeda americana  continuará alta e bastante volátil por conta da incertezas em relação às agendas econômica e principalmente fiscal no Brasil.  

Acompanhe as projeções detalhadas em sua entrevista, no vídeo acima.
 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa acelera no final do pregão e fecha acima de 190 mil pontos
Wall St fecha em alta, conforme dados mais fracos sobre empregos amenizam expectativas de alta dos juros
Na CNN: Jurista aponta crime de responsabilidade em decisões de Estela e Gilmar
EUA suspendem serviços consulares no Brasil por temor com segurança; PF descarta risco
Dólar fecha com variação modesta, aos R$5,2173, antes do primeiro turno eleitoral
Jovem Pan: Mendonça manda X remover posts que associam Flávio à polêmica envolvendo Nossa Senhora