Área delimitada como indígena pode tirar 18 mil hectares produtivos no Oeste do Paraná e gerar prejuízo de R$ 160 milhões

Publicado em 16/10/2018 13:12
Silvanir Rosset - Presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR
Juntos, os municípios de Guaíra e Terra Roxa no PR deixariam de produzir 1,2 milhão de sacas de soja no plantio principal e 2,4 milhões de sacas na segunda safra

Podcast

Entrevista com Silvanir Rosset sobre MPF informa sobre demarcação de terras indígenas

Download

 

LOGO nalogo

A Funai publicou em Diário Oficial na última segunda-feira (15) um estudo antropológico confirmando a delimitação de uma área nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, no Paraná, que devem ser destinados para terras indígenas.

O presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, conversou com o Notícias Agrícolas e destacou que os produtores da região estão "trabalhando intensamente para reverter esse estudo" que, segundo ele, gera uma situação tensa nestes locais.

De acordo com Rosset, são, ao todo, mais de 24 mil hectares a serem demarcados. Isso representaria 1 milhão e 200 mil sacas de soja que deixariam de ser produzidas, bem como mais de 2 milhões de sacas de milho na safrinha. Nos cálculos do presidente, isso geraria um prejuízo de R$160 milhões.

Neste momento, ele pede para que a população local acalme os ânimos, já que qualquer ato de violência seria prejudicial para a resolução da questão. Os produtores de Guaíra e Terra Roxa têm 90 dias para realizar a defesa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    Bolsonaro vai bloquear toda esta maluquice de terras para indios e quilombolas,,, idem os ditos sem terras, e talvez retomar Suiá-Missu e Raposa Terra do Sol. Tomara. E devolver aos agricultores.. Onde já se viu tamanha idiotice deste desgoverno e funai !!

    3
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Virgilio...você ja viu a água do rio do peixe voltar de capinzal...Lacerdópolis..Joaçaba..tangará..pinheiro preto..videira...rio das antas...caçador...eu não vi e nem vou ver...o borsanada não tem este poder...e para acontecer o que você sugere..passa pelo congresso...e ai..como sempre o produtor perde..e tem mais o judiciário.. Todos contra...o marco temporal esta na lei...não e seguido...e porque.. Ora o produtor e suas lideranças são inoperantes...frouxos..

      34
  • armelindo corte dos reis Enagenheir Bel trão - PR

    Reservas indígenas demarcadas em nosso pais não é de interesse de brasileiros nem de índios e sim de ongs internacionais, no norte do país, tudo onde existe este tipo de demarcação há registro de minérios de alto valor. Isto eu vi ! Índios são usados como escudo para interesses internacionais se este caso está ocorrendo no oeste do PR, talvez o sub solo tenha valor que não sabemos assim como no Amazonas, Pará e demais! ¨ninguém taca pedra em estrela que não brilha¨!

    0
  • Alexandro Flaviano Rodrigues Formosa do Oeste - PR

    Fácil resolver os problemas dos índios... é só demarcar a Amazônia para eles... lá tem muitas matas originais, do tempo do descobrimento... e o que é melhor, lá não terão problemas com o frio do nosso inverno... e, com certeza, ainda deve ter terras que não pertencem a nenhuma tribo indígena...

    2
    • JOAO MARIA BENTO Rolim de Moura - RO

      E SEU ALEXANDRO ACHO Q O SR DEVERIA ESTUDAR UM POUCO MAIS A RESPEITO DA AMAZÔNIA. NÃO É ASSIM NÃO, SÓ MATO. TEMOS MUITAS ÁREAS PRODUTIVAS AQUI QUE O SR NÃO CONHECE

      4
  • armelindo corte dos reis Enagenheir Bel trão - PR

    Olá Sr. Verner, não lhe conheço mas posso dizer que se for considerado terras produtivas da região de Guaíra Pr, como terras indígenas onde nunca teve índios, lembre-se que as cidades também foram construída em reservas indígenas tanto quanto as áreas produtivas... ¨então teria que desocupar também às cidades?

    3
  • Warner Munhoz Campinas - SP

    Os índios foram os primeiros moradores do Brasil. O que estão fazendo com eles, expulsando-os de suas terras, é uma crueldade, uma desumanidade. Isto tem feito eles migrarem para as cidades, causando problemas sociais nas regiões urbanas.

    136
    • ADELINO LUIZ ANDREGHETTI JUNIOR Guaíra - PR

      Pega um casal e leva pra casa, sai da tua casa e deixa eles morarem lá... Pára de ser hipócrita, o que vc não quer pra ti não deseje pros outros

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Os indios nao foram os primeiros moradores do Brasil... Antes deles havia outros moradores, de aspecto africanizado... Hoje, cada indio detem 380 vezes mais terra no Brasil do que qualquer outro brasileiro... ou seja, 450 mil indios possuem 110 milhoes de hectares.. portanto, sr. Warner, vá escrever baboseiras em outro lugar...

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Engraçado, todo dia aparece um nome "novo" no espaço. ... ... Será que os assuntos debatidos no FALA PRODUTOR estão tomando corpo, e começam a incomodar alguns setores progressistas??!!!. Certamente deve ser este o motivo de ideias divergentes estarem sendo veiculadas aqui com nomes de "agentes virtuais", ou talvez serem manifestações próprias de alienígenas.... Veja que falta até criatividade desses agentes em dar nomes mais comuns aos seus avatares. ... ... Fico feliz por todos aqueles que participam normalmente do FALA PRODUTOR e cujas ideias estão aqui, circulando por raios cada vez maiores, aumentando não só a circunferência, mas a convicção de pensamentos conservadores, onde os valores do direito a vida, liberdade, propriedade é a prioridade para um bom convívio dos cidadãos de um país e seus vizinhos. ... Portanto, VIVA O BRASIL !!! (e vamos em frente!!!).

      5
    • JOAO MARIA BENTO Rolim de Moura - RO

      A gente só vê absurdo neste nosso pais, politica só roubo, segurança não existe, a unica coisa que aguenta este nosso pais é o agronegócio e ainda vem criar umas besteiras dessas. Um lugar como este do Paraná,super produtivo criar reserva indígena? Olha, isso é revoltante viu.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Onde estáo problema...a FPA e maioria...etc..etc..começa pelas lideranças sindicais dos produtores... Lideranças de cooperativas...e acaba na Fpa...mesmo com toda a razão... Estão sempre perdendo as demandas..os membros da fpa..sindicatos...cooperativas são fracos...pelegos... E os produtores que os elegem erram também ...pois escolhem mal...a maioria das demandas o produtor perde..olha funrural..índios...etc..etc..

      0
    • Marcelino Julião do Nascimento Guaíra - PR

      Sr. Warner, comece dando exemplo, faça como o amigo Junior Andreghetti mencionou... afinal, aqui ninguém tomou a propriedade de ninguém, todos temos escritura registrada em cartório há décadas, todos de boa fé, se acha justo demarcar nossas áreas, comece pela sua casa, afinal, onde não havia índios quando Cabral aqui chegou?

      Tudo se resume no comentário do amigo Armelindo, deixe de ser hipócrita...

      0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Dalzir , Pelego só se for você. A muito tempo as entidades, estas que você mencionou , estão empenhadas em ter um fim nesta desordem

      Ocorre que tem cara igual a você que deve mamar em dinheiro público

      2
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Tendo uma Funai e ONGs que conseguem, não sabemos como, se manter e conseguir mudar as regras de uma Constituição .

      Por essa e outras situações é que o Brasil vai ter Bolsonaro Presidente e como ele já deixou claro nenhum Milímetro a mais de terras para Indígenas .

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Edmilson...seus representantes e que são fracos...despreparados..pelegos...incompetentes...e você vota neles...logo como coloco aqui...só tem esperto...ativo...competente..se do outro lado tiver trouxa..incompetente...despreparado.. Acomodado...e você continua apoiando cegamente...como você coloca sua galinha não tem crista só papo...

      0
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      Quanto aos indios, com diz um velho ditado,, ai dos vencidos. !! Assim funciona na dura realidade ! Eles que se misturem na civilização..., ficarem fechados em um parque é que não pode !

      0
    • Warner Munhoz Campinas - SP

      Marcelino, em primeiro lugar respeito é bom e protege os dentes. Eu não posso expressar minha opinião (mesmo se errada) e vc me xinga de hipócrita? Em segundo lugar, vc disse que vcs. têm escrituras das terras há décadas mas os índios estão aqui há séculos.

      7
    • Warner Munhoz Campinas - SP

      Adelino, minha casa nunca pertenceu a algum índio. Quando minha cidade foi colonizada não havia índios aqui. Hipócrita é a fruta que partiu. rss

      3
    • Warner Munhoz Campinas - SP

      Carlos Meloni, de onde vc tirou esses dados dizendo que existem 110 milhões de hectares para 450 mil índios? Se vc me provar, mudo de posicionamento. Outra coisa: respeito é bom e protege os dentes.

      4
    • ANTONIO LUIZ TREVISAN Matupa - MT

      Boa tarde...Sr. Warner vou citar como ex. a Terra Indígena Menkragnotire 4.900.000 ha, isso mesmo quase 5 milhões de ha para pouco mais de 3.500 índios. O Sr. pediu uma prova, estou lhe informando.. 9°37'29.13"S 53°36'41.08"O...Esta é uma coordenada de uma aldeia na periferia da região sul da T.I. Menkragnotire...Cacique BepKo...A divisa norte está a mais de 600 km ao norte no município de Altamira....só para o Sr. refletir melhor..

      0
    • ANTONIO LUIZ TREVISAN Matupa - MT

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_Ind%C3%ADgena_Menkragnoti......Sr. Warner acesse esse link na Wikipedia Terra Indigena Menkragnoti.....5 milhões de ha para 984 índios..

      0
    • Marcelino Julião do Nascimento Guaíra - PR

      É tão difícil você entender que estamos em situações iguais caso tenha adquirido sua casa de boa fé e possua documentos e paga impostos por ela??? quando aqui chegamos, adquirimos de boa fé as áreas e o governo nos concedeu o título, se houve alguma injustiça, nós não somos os responsáveis, até porque não havia índios por aqui na época... se anteriormente havia, me diga onde no Brasil não tinha... porquê só apenas uma fração da sociedade tem que ser responsabilizada por alguma injustiça do passado, se é que ela ocorreu em algum momento?

      0
    • Warner Munhoz Campinas - SP

      Marcelino, no meu comentário inicial eu dizia achar uma crueldade EXPULSAREM os índios de suas terras e tomarem posse delas. Se vc adquiriu suas terras sem tirarem eles de lá não se enquadra nas minhas críticas. Obs.: não precisa ficar me xingando a cada argumento que vc apresenta. Vamos conversar em nível elevado, se é que vc tiver nível elevado.

      4