Sealba teve redução de 50% na área plantada após mudanças do Proagro

Publicado em 11/06/2025 11:48 e atualizado em 16/06/2025 15:25
Produtores da região seguem mobilizados buscando solução para o cenário
Gleiton Medeiros - Produtor Rural

As recentes mudanças no Proagro já provocam reflexos diretos na produção agrícola da região da Sealba (composta pelos estados de Sergipe, Alagoas e parte da Bahia). Segundo o produtor rural Gleiton Medeiros, a área plantada teve uma queda superior a 50% na safra atual, afetando diretamente a cadeia produtiva do milho e colocando em risco a permanência de pequenos agricultores no campo.

Medeiros explica que as alterações foram feitas sem diálogo com os produtores da região, e destaca que somente Sergipe deixou de movimentar cerca de R$ 300 milhões em crédito rural neste ano. “Estamos vendo revendas fechando, produtores abandonando as terras e uma perda estimada em mais de 10 milhões de sacas de milho”, afirmou.

Em busca de soluções, representantes do setor estiveram em Brasília na última semana participando de audiência pública na Câmara dos Deputados. Entre os pedidos, está o aumento do teto do Proagro para R$ 300 mil e a destinação de recursos específicos para a região no próximo Plano Safra.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Condições de clima melhoraram para o desenvolvimento da soja no Brasil
Cândido Mota/SP volta a receber chuvas que ajudam o desenvolvimento da soja
Chuvas voltaram para a soja de Cândido Mota/SP e AgRural destaca melhora do clima para o desenvolvimento ao redor do Brasil
Aprosoja MT reporta atrasos e dificuldades de plantio da soja em Rondonópolis, Juscimeira e Campo Verde
Sealba fecha safra de milho irregular em termos de qualidade dos grãos
Soja sofre com irregularidade climática em Doutor Camargo/PR