Colheita do milho começando no Mato Grosso do Sul com projeção de passar da 82 sc/ha
A colheita da segunda safra de milho está prestes a ganhar ritmo em Mato Grosso do Sul, com boas expectativas de produtividade. De acordo com Fábio Caminha, engenheiro agrônomo e diretor da Aprosoja MS, as lavouras se desenvolveram bem graças à regularidade das chuvas ao longo do ciclo, o que pode resultar em produtividades superiores às 81 ou 82 sacas por hectare inicialmente projetadas pelo Projeto SIGA/MS.
Segundo Caminha, cerca de 80% das lavouras do estado estão em boas condições e, apesar da ocorrência de geadas pontuais nos últimos dias, não houve impacto significativo sobre a produção. “Felizmente conseguimos escapar de danos, principalmente nas áreas que plantaram dentro da janela ideal”, afirmou.
Do ponto de vista fitossanitário, o cenário também foi controlado. Mesmo com o aumento da umidade no final do ciclo, que favoreceu doenças, o manejo adequado contribuiu para manter a sanidade das plantações. A cigarrinha, vilã de outras safras, teve baixa incidência neste ano.
Na comercialização, o produtor enfrenta um momento de pressão nos preços, reflexo da perspectiva de uma safra cheia em várias regiões do país. Muitos já haviam travado parte da produção antecipadamente, mas a comercialização segue lenta à espera de melhores oportunidades no mercado.
Caminha destacou ainda que o planejamento para a próxima safra de soja 2025/26 já está em andamento, com cerca de 70% a 80% dos insumos comprados. A expectativa é de um novo ciclo com melhor rentabilidade, após desafios climáticos enfrentados na temporada anterior, especialmente no sul do estado.
0 comentário

Clima frio atrasa secagem do milho e colheita da safrinha em Cândido Mota/SP

Grande maioria dos produtores tem problemas para formar lavoura, diz Aprosoja RS

Colheita do milho avança em Rondônia com altas produtividades nas primeiras lavouras

Colheita do milho avança com bons resultados em Rondônia, mas está atrasada e com baixas projeções em Cândido Mota/SP

Após 8% mais área de soja e chuvas bem distribuídas, Roraima espera boas produtividades nesta safra

Roraima se prepara para colher uma grande safra de soja e Brasil deve registrar alta na produção da mandioca