HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Dias chuvosos impedem avanço da colheita do milho no Paraná

Publicado em 13/06/2025 10:37 e atualizado em 13/06/2025 13:20
Eduardo Costa Cassiano - Presidente da Aprosoja PR
Aprosoja PR espera safra boa, mas com perdas de potencial produtivo com seca, vento e geadas

Logotipo Notícias Agrícolas

A colheita do milho segunda safra começou no Paraná, mas o avanço dos trabalhos está travado pelas chuvas frequentes e pelos dias nublados, que impedem a perda de umidade dos grãos. Segundo o presidente da Aprosoja PR, Eduardo Costa Cassiano, menos de 1% da área foi colhida até agora. A expectativa é que os trabalhos ganhem ritmo apenas a partir da próxima semana, quando o clima deve melhorar.

Cassiano explica que o ciclo da safra foi marcado por extremos climáticos. As lavouras mais precoces enfrentaram uma estiagem prolongada, que afetou o enchimento das espigas. Já as áreas plantadas mais tarde conseguiram aproveitar as chuvas do fim do ciclo e devem apresentar melhores produtividades. “Será uma boa safra, mas não uma super safra”, avalia. Estimativas como a da Conab, que projetavam 15,9 milhões de toneladas, podem não se concretizar.

Além da seca, outras adversidades afetaram a produção. “Tivemos ventos fortes que causaram tombamento em algumas áreas, chuvas de granizo e dois eventos recentes de geadas, com temperaturas abaixo de 2°C, o que ainda traz risco para lavouras implantadas mais no final do plantio”, relata.

No mercado, o momento também é desafiador. Com a pressão da colheita, os preços do milho recuaram significativamente. “Agora o melhor é aguardar. A queda de produção pode ajudar na recuperação dos preços mais adiante”, recomenda Cassiano. Ele aponta que as margens estão apertadas tanto para o milho quanto para a próxima safra de soja.

Sobre a soja 2025/26, o presidente da Aprosoja PR diz que os produtores já realizaram a maior parte das compras de insumos, mas com menor intensidade de tecnologia em função dos custos e da expectativa de rentabilidade reduzida. “Vai ser mais uma safra de margem apertada”, conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário