Chuva ajuda desenvolvimento da soja em Roraima que pode superar produção da safra passada
O clima tem favorecido o desenvolvimento da safra de soja em Roraima. Segundo o presidente da Aprosoja RR, Murilo Ferrari, as chuvas chegaram no momento certo e, mesmo com volumes um pouco acima da média nesta semana, as lavouras estão se desenvolvendo bem. A expectativa é de que a produção supere a registrada no ano passado.
“A gente conseguiu plantar numa janela muito boa e, até agora, o cenário é de uma colheita bastante promissora”, afirma Ferrari. A colheita deve começar no final de julho e se intensificar em agosto. Segundo ele, o adiantamento das chuvas também permitiu antecipar o plantio, o que contribui para uma melhor definição da produtividade.
Apesar do bom momento, os produtores enfrentam desafios com pragas e doenças típicas da região. Na soja, a mosca-branca começa a ganhar força na fase de fechamento da cultura, enquanto doenças como antracnose e mancha-alvo aparecem com mais intensidade devido à alta umidade. No milho, que também está em desenvolvimento, a pressão de lagartas é intensa. “Com o calor, o ciclo da lagarta é mais rápido. A gente precisa alternar o uso de químico e biológico para manter o controle”, explica.
Do lado do mercado, o cenário é de preços baixos. A saca da soja gira entre R$ 107,00 e R$ 110,00, o que pressiona a rentabilidade. “O mercado está andando de lado. A gente precisa garantir produtividade para fechar as contas, porque o preço não está ajudando”, destaca Ferrari. Ele lembra que a estratégia tem sido travar os custos no início do ciclo e cuidar bem da lavoura até a colheita.
0 comentário

Clima frio atrasa secagem do milho e colheita da safrinha em Cândido Mota/SP

Grande maioria dos produtores tem problemas para formar lavoura, diz Aprosoja RS

Colheita do milho avança em Rondônia com altas produtividades nas primeiras lavouras

Colheita do milho avança com bons resultados em Rondônia, mas está atrasada e com baixas projeções em Cândido Mota/SP

Após 8% mais área de soja e chuvas bem distribuídas, Roraima espera boas produtividades nesta safra

Roraima se prepara para colher uma grande safra de soja e Brasil deve registrar alta na produção da mandioca