HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Brasil colheu 850 mil toneladas de maçã em 2025 com grande destaque para a qualidade

Publicado em 16/06/2025 11:35
Celso Zancan - Diretor Comercial e Logística de Mercado Externo da ABPM
Condições de clima reduziram potencial de produção, mas ajudaram na doçura da fruta

Logotipo Notícias Agrícolas

A safra 2025 de maçã no Brasil foi marcada por desafios climáticos no início do ciclo, mas terminou com um grande destaque para a qualidade da fruta. Segundo Celso Zancan, diretor comercial e logística de mercado externo da ABPM (Associação Brasileira dos Produtores de Maçã), o país colheu cerca de 850 mil toneladas, volume abaixo do potencial produtivo nacional, que supera 1 milhão de toneladas.

O clima irregular no inverno, com temperaturas mais amenas do que o ideal para a cultura, e as chuvas intensas em maio afetaram o início da produção, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os dois maiores estados produtores. Ainda assim, o período mais seco próximo à colheita favoreceu os tratos culturais e ajudou na concentração de açúcar nas frutas, elevando os teores de brix e garantindo sabor mais acentuado.

Do total colhido, cerca de 600 mil toneladas devem ser destinadas ao consumo in natura. O restante foi direcionado à indústria, principalmente para sucos, devido a danos ou perda de qualidade comercial. Como o consumo interno gira em torno de 1 milhão de toneladas por ano, a diferença deve ser preenchida com maçãs importadas, principalmente do Chile e, no segundo semestre, da Europa.

“O consumidor reconhece a qualidade da maçã brasileira. Mesmo com a concorrência externa, a preferência ainda é pela fruta nacional”, afirma Zancan. Ele também destaca que as condições climáticas deste inverno estão mais favoráveis que no ano passado, com maior acúmulo de horas de frio até agora, o que já alimenta boas expectativas para uma safra maior em 2026.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário