Passo Fundo/RS deve plantar entre 30 e 40% menos de trigo
A área de trigo em Passo Fundo/RS deve ser entre 30 e 40% menor na safra de inverno 2025, segundo o presidente do Sindicato Rural do município, Carlos Alberto Futh, que relatou o cenário de dificuldades financeiras, preços baixos do cereal e alto custo de produção que tem afastado os produtores da cultura.
“Com trigo a R$ 60,00, R$ 70,00 o produtor não cobre os custos de produção. O seguro subiu muito, os juros do custeio agrícola estão entre 12% e 15%. Fica inviável”, afirmou.
Além disso, a liderança apontou que os produtores da região estão priorizando mobilizações em busca de securitização das dívidas, depois de cinco safras seguidas com perdas, quatro por seca e uma por excesso de chuvas.
“Se não sair nada da securitização, muitos produtores vão entrar em insolvência. Só com uma medida de longo prazo, com juro adequado e carência, é que o produtor vai conseguir se viabilizar de novo”, avaliou Fauth, reforçando que o Rio Grande do Sul vive uma situação crítica e que o governo precisa agir com urgência.
A expectativa para a safra de verão 2025/26 também está comprometida. “O produtor não sabe o que fazer. Não conseguiu resolver o passado e não tem clareza sobre o futuro”, alertou.
0 comentário

Colheita do milho passa da metade em Laguna Carapã/MS com produtividades acima do esperado

Chuva e frio atrasaram a colheita do milho e causaram congestionamentos nas secadores em Cascavel/PR

Após início bem lento, colheita do milho começa a ganhar ritmo em Mato Grosso

Colheita do milho ganhou ritmo e avança rápido em Mato Grosso, Cascavel/PR e Laguna Carapã/MS

Colheita do milho começou em Doutor Camargo/PR e tem produtividades bastante variadas

Colheita do milho chega na metade em Caarapó/MS