Chuva dificulta início da safra de trigo em Cruz Alta/RS

Publicado em 18/06/2025 11:10 e atualizado em 18/06/2025 11:56
Áreas já semeadas não têm boas condições e plantio está paralisado
Maurício De Bortoli - Produtor Rural de Cruz Alta/RS

A safra de trigo 2025 ainda está no começo no Rio Grande do Sul e já enfrenta dificuldade. Segundo Maurício De Bortoli, produtor rural em Cruz Alta, apenas 20% da área prevista foi semeada até agora, e o avanço está travado devido às chuvas intensas da última semana.

“Choveu entre 120 e 146 mm aqui no município em menos de 24 horas, o que normalmente chove em um mês inteiro. O excesso de água alagou lavouras, interrompeu o plantio e já trouxe prejuízos para áreas que haviam sido implantadas”, relata Debortoli. 

Além do clima desfavorável, os custos altos e as dificuldades de acesso a crédito também devem resultar em redução de área cultivada com trigo neste ano. “Estimamos uma queda de 20% a 25% na área plantada com trigo em comparação ao ano passado”, afirma. Já a canola, cultura de oportunidade, teve aumento de área estimado em 50%.

No mercado, o cenário é de margens apertadas. “Para cobrir os custos, precisamos colher pelo menos entre 50 e 55 sacas por hectare, o que é uma produtividade média da região. Isso deixa o produtor no limite entre prejuízo e lucro muito pequeno”, diz Debortoli, citando os custos elevados com fertilizantes e defensivos.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Condições de clima melhoraram para o desenvolvimento da soja no Brasil
Cândido Mota/SP volta a receber chuvas que ajudam o desenvolvimento da soja
Chuvas voltaram para a soja de Cândido Mota/SP e AgRural destaca melhora do clima para o desenvolvimento ao redor do Brasil
Aprosoja MT reporta atrasos e dificuldades de plantio da soja em Rondonópolis, Juscimeira e Campo Verde
Sealba fecha safra de milho irregular em termos de qualidade dos grãos
Soja sofre com irregularidade climática em Doutor Camargo/PR