Colheita do milho avança em Rondonópolis/MT com boa projeção de produtividade

Publicado em 18/06/2025 11:19 e atualizado em 18/06/2025 11:59
Safra deve trazer rentabilidade aos produtores devido ao aumento da produtividade
Osvaldo Luiz Rubin Pasqualotto - Conselho Fiscal do Sind. Rural de Rondonópolis/MT

A colheita da segunda safra de milho já começou em Rondonópolis/MT e deve se intensificar nos próximos dias. De acordo com o produtor rural Osvaldo Luiz Rubin Pasqualotto, os trabalhos seguem em bom ritmo e o clima tem colaborado.

A expectativa de produtividade é uma das melhores dos últimos anos, com incremento estimado entre 7% e 10% em relação à safra passada. Esse desempenho deve compensar os custos de produção e garantir rentabilidade. “Mesmo com os custos um pouco mais altos, essa produtividade vai permitir uma rentabilidade positiva para o produtor”, avalia.

Em relação ao mercado, parte da produção já foi comercializada antecipadamente. Os preços seguem sustentados por enquanto, mas a tendência é de queda conforme a colheita avance. “É importante que o produtor siga atento ao mercado e não deixe para vender tudo na última hora”, alerta Pasqualotto.

Já de olho na próxima safra, o produtor menciona apreensão com os custos da soja 2025/26, especialmente com os fertilizantes, como a ureia. Mesmo assim, a perspectiva é de manutenção dos níveis de investimento em comparação ao ciclo anterior.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após outubro e novembro muito secos, soja de Primavera de Leste/MT sofre com estiagem
Momentos de muita chuva no começo da safra aumentaram pressão de doenças em Londrina/PR
Paraná fecha safra de trigo com 2,7 milhões de toneladas, dentro do esperado
Clima afeta desenvolvimento da soja em Primavera do Leste/MT e contribuí para aumento da pressão de doenças em Londrina/PR
Regiões do Paraguai tem 17 dias sem chuvas e já há perda de produtividade na soja
Palotina/PR esperava safra de soja de 75 sc/ha, mas projeção já foi reduzida para 60 sc/ha