Colheita do milho entra na reta final em Boa Esperança do Sul/SP com produtividade abaixo do esperado

Publicado em 09/07/2025 11:12
Lavouras sofreram com falta de chuvas e depois com geadas em junho
Anna Paula Nunes - Produtora Rural de Boa Esperança do Sul - SP

A colheita da segunda safra de milho entra na reta final em Boa Esperança do Sul/SP, com mais de 80% das áreas já colhidas. No entanto, os resultados têm ficado abaixo do esperado. Segundo a produtora rural Ana Paula Nunes, as lavouras enfrentaram adversidades climáticas desde o início do ciclo, com seca prolongada e, mais recentemente, geadas durante o mês de junho.

“A nossa média aqui está girando em torno de 70 sacas por hectare. Tivemos algumas áreas que chegaram a 90, mas ainda assim é uma produtividade abaixo do que esperávamos”, relata.

Com poucas áreas restantes para colher milho, os produtores da região agora se preparam para a colheita do sorgo, cuja expectativa é mais positiva. “As lavouras de sorgo se beneficiaram das chuvas de junho, já que foram plantadas mais tarde. O desenvolvimento está melhor e os cachos bem granados”, explica Nunes.

No mercado, o cenário também preocupa. Os preços caíram e o milho está sendo negociado na região por cerca de R$ 65,00 a saca, valor que, segundo a produtora, pode não cobrir os custos de produção de muitos produtores. O momento também exige cautela para o planejamento da próxima safra.

“Os insumos estão subindo e os preços das commodities seguem estagnados. O produtor vai ter que fazer as contas com muito cuidado para não ter prejuízo”, alerta. Segundo ela, a movimentação de compra de insumos está lenta, com muitos agricultores ainda definindo o tamanho da área a ser cultivada.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após outubro e novembro muito secos, soja de Primavera de Leste/MT sofre com estiagem
Momentos de muita chuva no começo da safra aumentaram pressão de doenças em Londrina/PR
Paraná fecha safra de trigo com 2,7 milhões de toneladas, dentro do esperado
Clima afeta desenvolvimento da soja em Primavera do Leste/MT e contribuí para aumento da pressão de doenças em Londrina/PR
Regiões do Paraguai tem 17 dias sem chuvas e já há perda de produtividade na soja
Palotina/PR esperava safra de soja de 75 sc/ha, mas projeção já foi reduzida para 60 sc/ha