Em visita aos EUA, produtor rural brasileiro relata condições climáticas favoráveis e finalização do plantio do milho

Publicado em 26/05/2015 11:03
Em visita aos EUA, produtor rural brasileiro relata condições climáticas favoráveis e finalização do plantio do milho da safra 2015/16. Chuvas ainda beneficiam o desenvolvimento das lavouras do cereal. Plantio da soja segue um pouco mais lento em algumas propriedades em Illinois e Missouri. Perspectiva é de boa safra para as duas culturas.

Nos EUA, os produtores rurais têm conseguido avançar com o plantio do milho da safra 2015/16 e as condições climáticas ainda permanecem favoráveis. Essa foi a percepção do produtor rural brasileiro de Faxinal (PR), Reginald Pavesi, que acabou de retornar do Meio-Oeste norte-americano. O agricultor visitou propriedades, principalmente nos estados de Illinois e Missouri.

Em ambas as regiões, inclusive, os agricultores já conseguiram finalizar o cultivo do cereal desta temporada. “Temos bom espaçamento, densidade e população. O tamanho das plantas semeadas primeiramente chega a um palmo e não temos problemas em relação às pragas devido ao clima”, destaca.

Inclusive, as condições climáticas ainda permanecem favoráveis ao desenvolvimento das plantas. As chuvas continuam aparecendo nas plantações, o que tem favorecido a cultura do cereal e mantido a umidade nos solo. Com isso, o rendimento das lavouras, em algumas propriedades, pode chegar a 600 sacas do grão por alqueire. Para os próximos dias, as previsões climáticas ainda indicam precipitações no Meio-Oeste do país.

Soja

No caso da oleaginosa, o produtor ainda destaca que muitas áreas ainda precisam ser cultivadas.  “A perspectiva dos produtores norte-americanos era estar com um plantio mais adiantado na soja. Mas, com as chuvas e o frio registrado no final da última semana, com temperaturas entre 13ºC a 15ºC, ainda há muitas áreas a serem semeada. A preocupação é com a janela de plantio, que é curta e podemos ter uma antecipação do inverno, especialmente nas plantas cultivadas mais tarde”, ratifica Pavesi.

Paralelamente, o produtor também destaca que, as temperaturas já começaram a subir e a partir de agora, os dias estão mais cumpridos, o que garante luminosidade de até 12 horas por dia. “Com isso, os produtores norte-americanos ainda esperam uma boa safra de soja nesta temporada”, diz o agricultor.

Preços

Apesar dos patamares mais baixos praticados na Bolsa de Chicago (CBOT), em comparação com anos anteriores, o produtor sinaliza que o cenário não é uma preocupação dos agricultores dos EUA. Atualmente, a soja é cotada ao redor de US$ 9,00 por bushel e no milho, os contratos estão próximos de US$ 3,60 por bushel.

“Os produtores têm uma característica de planejamento de médio e longo prazo e a estabilidade da moeda e do mercado financeiro dá mais segurança. Isso sem contar que os custos de produção são mais definidos, as contas são equilibradas e os agricultores estão capitalizados. E nos últimos anos, tivemos um aumento nos preços, mas, historicamente, os agricultores estão acostumados a trabalhar com esses níveis de preços”, ressalta Pavesi.

O agricultor ainda destaca que a produtividade mais alta observada no milho também acaba compensando as cotações, assim como, os custos de produção mais baixos na soja. “A fertilidade natural do solo ajuda o desenvolvimento das plantas, e não temos problemas em relação às pragas. As condições fitossanitárias são melhores no país”, finaliza. 

Confira abaixo fotos das lavouras nos EUA:

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª