Maior aderência e persistência do Mancozeb na planta garante melhores resultados no controle da ferrugem e reduz resistência dos fungos

Publicado em 31/08/2015 16:20
Maior aderência e persistência do Mancozeb na planta garante melhores resultados no controle da ferrugem e ajuda a reduzir a resistência dos fungos aos produtos tradicionais

Uma pesquisa realiza a três safras tem mostrado à eficiência dos fungicidas protetores no combate a ferrugem asiática. Por possuir uma ação multissitio, os protetores, como Unizeb Gold da UPL, reduz as chances de resistência ao fungo.

Esses produtos devem ser utilizados em conjunto com produtos sistêmicos que possuem princípios ativos como estrubirulina, triazois e carboxamidas, potencializando a ação dos curativos e garantindo um aumento de produtividade de até cinco sacas por hectare no caso da soja.

"É um fungicida protetor, por tanto ele não penetra nos tecidos da planta, por outro lado ele consegue inibir a germinação dos esporos da ferrugem", explica a pesquisadora do Instituto Biológico de Campinas, Silvana Furlan.

Um dos grandes diferenciais do produto desenvolvido pela UPL, é que devido a sua formulação ele possui maior aderência a planta, permitindo que o produto permaneça na camada folhear mesmo após um período chuvoso. Dessa forma, é essencial que a aplicação "seja feita de forma preventiva, ou seja, antes do fungo estar presente na planta", destaca a pesquisadora.

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo