Consultor viaja pela América Latina e fala sobre perspectivas para produção agrícola e introdução da soja em alguns países

Publicado em 04/09/2015 13:21
Consultor viaja pela América Latina e fala sobre perspectivas para produção agrícola e introdução da soja em alguns países

As condições climáticas na América Latina estão apresentando grandes irregularidades. Em alguns países há o excesso de chuvas enquanto em outros a seca já dura meses.

De acordo com o consultor do Mundo Agri Consultoria Agronômica e Pesquisa, Emerson Morais, que tem realizado tour pela Latina America, a alegação dos climatologistas é a presença do El Niño, que pode ser um dos mais fortes dos últimos cinquenta anos.

Essas condições adversas prejudica o desenvolvimento da agricultura nesses países. "Em todos os locais visitados os produtores estão cientes que terão que reduzir área para a próxima safra em torno de 30 a 50%", declara o consultor.

Morais faz parte de um projeto latino americano para incentivar a rotação de cultura no arroz por meio da soja. O programa é coordenado pelo CIAT (International Center for Tropical Agriculture) e FLAR (Fundo Latino-americano para Arroz de Riego).

"O plantio de soja em áreas de arroz, é uma alternativa para o controle de arroz vermelho e plantas daninhas e pragas", explica Morais. Atualmente os países da América Latina realizam duas safras anualmente, e o objetivo do projeto é reduzir a produção do grão para uma safra e introduzir a soja.

Com isso esses países devem ter a sua produção reduzida favorecendo a importação do grão brasileiro. Segundo ele, a diversidade de produção e comercialização nos 10 países produtores é muito grande. No Panamá, por exemplo, o governo oferece o pacote tecnológico para o cultivo e a comercialização é livre, já no caso da Venezuela "é como se os produtores trabalhassem para o governo", pois o Estado domina toda a parte de comercialização dos grãos.

Na questão de tecnologias Morais afirma que a maioria dos países estão muito atrasados no desenvolvimento de novas cultivares, controle de doenças e maquinários. "O que há de tecnologia nesses países veem do Brasil através do FLAR ou CIAT", explica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário