Notícias Agrícolas traz o perfil do agronegócio de Roraima em uma série especial de reportagens; colheita da soja prestes a começar

Publicado em 08/09/2015 13:09
Colheita da safra de soja começa em poucos dias em Roraima. Estado faz parte da nova fronteira agrícola do Brasil e conta com novas oportunidades de mercado, vantagens climáticas, de solo e logísticas. Conheça o perfil da agricultura de RR e seus diferenciais em uma série de reportagens.

A colheita da safra 2015/16 de soja no cerrado de Roraima terá início no dia 12 de setembro. As condições climáticas permitem que o estado siga o calendário da América do norte, produzindo na entressafra brasileira, e mostrando novas oportunidades de mercado para a soja brasileira.

Com objetivo de mostrar o desenvolvimento da oleaginosa nesta nova fronteira da agricultura, o Notícias Agrícolas realizará uma série de reportagens para "contando um pouco da história do agronegócio no estado", explica o jornalista Aleksander Horta.

O cultivo da soja em Roraima teve inicio em 2001, onde foram plantadas 1.200 ha, atualmente são cultivados 25 mil hectares de soja, "com a possibilidade de expansão para até 1 milhão de hectares", ressalta Horta.

A posição estratégica do Estado permite o escoamento da produção, por via rodoviária, para a Venezuela (Puerto Ordaz, 700 km; Puerto La Cruz, 1.200 km) e Porto de Itacoatiara (seguindo por via fluvial, já a partir de Caracaraí-RR), no Amazonas conseguindo atingir o mercado regional e internacional.

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados