Mato Grosso já está liberado para o plantio com o fim do vazio sanitário mas chuvas ainda não vieram. Safra exige atenção dos produtores

Publicado em 16/09/2015 12:30
O estado de Mato Grosso já está liberado para o plantio com o fim do vazio sanitário mas chuvas ainda não vieram. Safra exige atenção dos produtores

Mesmo com o fim do período de vazio sanitário no Mato Grosso nesta terça-feira (15), os produtores ainda não iniciaram o plantio na espera do volume de umidade necessário no solo. Segundo o diretor técnico da Aprosoja MT, Nery Ribas, a região passa por um período de estiagem, por isso as primeiras chuvas ainda não devem ser suficientes para umedecer o solo nas condições ideias.

Nesta safra a expectativa é que o estado cultive uma área de grãos de 9,2 milhões de hectares, com a produção batendo o recorde em 29 milhões de toneladas, de acordo com projeções do Imea.

Conforme divulgou a Aprosoja em seu boletim de orientações técnicas a faixa de temperatura do solo adequada para semeadura da soja varia de 20ºC a 30ºC, sendo 25ºC a temperatura ideal para uma emergência rápida e uniforme. Dessa forma, os produtores precisam ter cautela neste inicio de plantio para não realizar "o cultivo logo nas primeiras chuvas e correr o risco de um período de irregularidade climática" podendo ter problemas com déficit e até mesmo replantios, ressalta Ribas.

A exemplo disso, a safra 2014/15 apresentou uma baixa incidência de chuvas no mês de setembro atrasando o plantio da soja e consequentemente o cultivo do milho safrinha no estado. A orientação do diretor técnico é que os produtores acompanhem as previsões climáticas para tomada de decisão de inicio do plantio, uma vez que neste ano "não dá para correr risco, a questão cambial é incerta, os custos de produção estão altos e o agricultor não pode errar", avalia.

Além disso, Nery alerta que é preciso realizar o Monitoramento Integrado de Pragas (MIP) e o Monitoramento Integrado de Doenças (MID), desde a semeadura até a fase reprodutiva, principalmente devido à ferrugem asiática e à helicoverpa. A orientação é utilizar diferentes modos de ação para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

Tags:

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª