Produtores esperam chuvas para iniciar o plantio da soja na região de Brasnorte (MT)

Publicado em 18/09/2015 10:04
Produtores esperam chuvas para iniciar o plantio da soja na região de Brasnorte (MT). Cerca de 40% dos fertilizantes ainda precisam ser entregues na localidade. Custos de produção estão mais altos e subiram de 35 scs/ha para 40 scs/ha nesta temporada. Saca da soja é cotada a R$ 61,00 e agricultores dependerão da produtividade das lavouras.

Em Brasnorte (MT), os produtores rurais ainda esperam as chuvas para iniciarem o plantio da soja da safra 2015/16. Por enquanto, o clima permanece quente e seco e as previsões climáticas indicam precipitações para a região a partir do mês de outubro. O vazio sanitário da oleaginosa terminou no último dia 15 de setembro no estado.

Além disso, os agricultores estão preocupados com o atraso na entrega dos insumos, especialmente os fertilizantes. O presidente do Sindicato Rural do município, Aldo Rezende Junior, explica que, cerca de 40% dos fertilizantes ainda precisam ser entregues na região.

“Houve um atraso na negociação e, consequentemente na entrega dos produtos. Em meio à alta do dólar, os produtores fizeram as compras mais tarde. Ainda assim, a projeção é que até outubro a situação já tenha sido resolvida na região”, explica o presidente.

Paralelamente, a valorização do câmbio também pesou nos custos de produção, que subiram de 35 scs/ha para 40 scs/ha nesta temporada. “Fora o custeio do plantio e da colheita. Contudo, a pior situação ainda é do arrendatário. Hoje, os bancos exigem hipoteca de 1º grau, mas temos notícias de várias revendas e multinacionais que estão proibidas de venderem aos arrendatários, pois enxergam em um futuro próximo que eles serão os primeiros a terem problemas de renda”, ressalta Junior.

Em relação à área cultivada com a soja nesta safra, o presidente ainda sinaliza que apenas as propriedades que têm integração com pecuária deverão aumentar a área destinada ao grão. Nesta temporada, as vendas de calcário recuaram 40% em todo o Mato Grosso.

Por outro lado, a saca da soja é cotada a R$ 61,00 na região. “Ainda dependeremos muito da produtividade das plantações. A média do estado é de 48 scs/ha, mas temos custo de 40 scs/ha e gastamos mais de 3 scs/ha para plantar, 3 scs/ha para manter as lavouras e 3 scs/ha para colher. Então se não colhermos mais de 50 scs/ha iremos somente empatar, acima de rendimento conseguiremos pagar as contas. Porém, ainda dependeremos muito das chuvas”, ressalta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário