Com chuvas insuficientes, plantio da soja segue lento em Chapadão do Sul (MS)

Publicado em 13/10/2015 10:30
Com chuvas insuficientes, plantio da soja segue lento em Chapadão do Sul (MS). Expectativa é que a semeadura ganhe ritmo a partir do dia 25 de outubro, quando a previsão indica novas chuvas para a região. Cenário pode atrasar o cultivo da safrinha de milho na localidade. Ainda no caso da soja, cerca de 35% dos produtores realizaram negócios antecipados.

Na região de Chapadão do Sul (MS), o plantio da soja da safra 2015/16 permanece lento devido às chuvas que permanecem irregulares. Até o momento, o acumulado de precipitações gira em torno de 10 mm a 20 mm. E, por enquanto, as previsões só indicam mais chuvas para a localidade a partir do dia 25 de outubro.

Com isso, a perspectiva é que os trabalhos nos campos ganhem ritmo a partir dessa data, conforme ressalta o presidente do Sindicato Rural do município, Rudimar Borgelt. “O produtor vai esperar as chuvas para fazer um bom plantio e não cometer nenhum erro, pois temos uma safra com custos elevados. Porém, se o cenário se confirmar poderemos considerar um atraso que também pode refletir no cultivo da safrinha de milho”, explica.

Paralelamente, o presidente ainda ressalta que cerca de 35% dos produtores já realizaram negócios antecipados com a soja. “Ainda assim, a alta do dólar também deixou o produtor mais cuidadoso, uma vez que não sabíamos se a moeda poderia chegar a R$ 5,00. Mas tivemos produtores que fizeram as compras dos insumos em dólar para pagamento em outubro e novembro, com custos mais altos”, completa.

Frente a esse cenário, Borgelt ainda sinaliza que os produtores devem ter cautela no plantio do grão, já que a produtividade será muito importante nesta temporada. “Os agricultores devem estar atentos ao clima e também às informações de mercado e aproveitar as melhores oportunidades de negociações”, finaliza.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar