Fungicida protetor tem bom desempenho contra a mancha branca do milho, doença que reduz área foliar, prejudica espiga e afeta produção

Publicado em 14/10/2015 11:54
Fungicida protetor tem bom desempenho contra a mancha branca do milho, doença que reduz área foliar, prejudica espiga e afeta produção

Os fungicidas protetores, que já são utilizados no controle da ferrugem asiática da soja, também têm apresentado bom desempenho no combate a mancha banca do milho.

Pesquisas realizadas a quatro safras indicam que os protetores além de garantir maior produtividade, pois evitam a disseminação dos fungos nas regiões foliares, também estão "reduzindo a transferência de inóculos para a espiga e diminuindo a incidência de grãos ardidos", explica a engenheira agrônoma do Instituto Phytus Mônica Debortoli.

De acordo com a pesquisadora a doença causa uma redução significativa de área foliar das plantas e, nos últimos anos têm se observado também uma transferência desse fungo para a espiga, causando podridão no final do ciclo, e consequentemente uma quebra na produtividade.

Os fungicidas protetores, como Unizeb Gold, possuem um modo de ação multissítio garantindo maior eficácia no controle "quantitativo e qualitativo" da doença. No entanto, é importante ressaltar que "esse produto tem característica de ser protetor, por isso precisam estar na planta antes da ocorrência do fungo", explica Debortoli.

Segundo ela, é recomendável mais de uma aplicação no ciclo. Uma proteção feita nos primeiros estágios fenológicos e uma segunda aplicação antes do pendoamento, que tem mostrado grande eficácia no controle da  transferência de inóculos para a espiga.

Os resultados com o produto mostram um "aumento de 10 a 30 sacas por hectare de incremento produtivo através da proteção com fungicidas".

A mancha branca ocorre com maior frequência em altas temperaturas, por conta de amplitude térmica que ocorre nestas regiões.

Tags:

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul