Chuvas permanecem irregulares e produtores estão cautelosos em iniciar o plantio da soja em Porto Nacional (TO)

Publicado em 28/10/2015 10:27
Chuvas permanecem irregulares e produtores estão cautelosos em iniciar o plantio da soja em Porto Nacional (TO). Trabalhos nos campos já registram atraso de 8 dias. Previsão climática indica precipitações para a localidade no próximo final de semana. Situação deve comprometer janela ideal de cultivo do milho safrinha.

Em Porto Nacional (TO), as chuvas permanecem irregulares e o plantio da soja da safra 2015/16 já registra um atraso de 8 dias. As precipitações ainda bastante localizadas, o que não deu segurança para os produtores rurais iniciarem a semeadura da oleaginosa. Por enquanto, as previsões climáticas indicam chuvas para o próximo final de semana.

O produtor rural do município, Ademir Rossato, explica que, nos últimos três anos, o cultivo do grão teve início na região entre os dias 19 a 20 de outubro. “E esse atraso que temos irá ser refletido na janela ideal de cultivo do milho segundo safra. A cada dia de atraso é um saco a menos na produtividade das lavouras do cereal, já perdemos 10 sacos de rendimento na safrinha”, completa.

No caso da oleaginosa, o produtor ressalta que o plantio realizado ao longo do mês de novembro ainda garante uma boa produtividade. “Mas para quem pensa na safrinha já se torna uma janela estreita”, frisa Rossato.

Safrinha de milho

Frente a esse cenário, os produtores estão cautelosos em realizarem as compras para a segunda safra de milho. “Estamos em um impasse, não sabemos se iremos comprar adubos, sementes, pois não sabemos o que irá acontecer com o dólar. Porém, a tendência da safrinha é de custos elevados”, afirma o agricultor.

Com isso, a perspectiva é que haja uma redução nos investimentos em tecnologia nas lavouras, na tentativa de equilibrar as contas. “As contas não batem. Esperamos plantar o milho em fevereiro, mas se passarmos desse período, a tecnologia irá diminuir”, finaliza Rossato.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário