Aprosoja defende pagamento para pesquisa nacional romper monopólio da biotecnologia

Publicado em 06/11/2015 15:40
Em entrevista exclusiva ao Notícias Agrícolas, Fabrício Morais Rosa, diretor-executivo da Aprosoja BR, explica os motivos da entidade em defender a revisão da Lei de Cultivares, embora isso implique no pagamento de royalties para a semente salva na moega. "O pagamento é inevitável, pois a propriedade da biotecnologia está protegida em Lei (Lei de Propriedade Industrial). Já o produtor, ao salvar sua semente, deverá legalizar esse seu direito (garantido na Lei de Cultivares), através do Anexo 33 sobre a Nota Fiscal. Só que ao fazer isso, o produtor fica obrigado a recolher os royalties cobrados pelas empresas detentoras da biotecnologia, e essas empresas só remuneram os parceiros que reproduzem biotecnologia, deixando de fora os melhoristas (que pesquisam sementes convencionais)". "Corremos o risco, portanto, de ampliarmos o monopólio da biotecnologia em detrimento das pesquisadoras nacionais, que não recebem nada por isso", diz Fabricio. A Aprosoja defende que se forme um fundo que gerenciaria esses royalties (como já acontece na França), e uma parte desse dinheiro seja destinado aos detentores de germoplasma (novos cultivares obtidos a partir de melhoramentos convencionais). Entenda os argumentos da Aprosoja BR nesta entrevista a João Batista Olivi.

Com a ampliação da produção de soja no Brasil, a utilização da biotecnologia também cresceu, sendo uma dos principais produtos a semente de soja Intacta RR2.

Com esse aumento a empresa detentora da tecnologia deve intensificar a fiscalização para a cobrança de royalties na moega das sementes salvas. Segundo o diretor-executivo da Aprosoja BR, Fabrício Rosa de Moraes, "nós últimos anos aumentou muito a participação da Intacta no mercado de sementes, e já está começando a justificar agora o pagamento do 7,5% na moega, inclusive do ponto de vista das traders e das cooperativas", explica.

De acordo com ele a cobrança está garantida pela Lei de Propriedade Industrial. Já os produtores também têm assegurado pela Lei de Cultivares o direito de salvar as sementes, dependendo apenas da legalização junto ao Ministério da Agricultura.

Segundo o jornalista João Batista Olivi, "a cada mil hectares de soja intacta, a receita obtida é de 3 milhões de reais e a cobrança de 7,5% equivale a 230 mil reais por mil hectares aproximadamente", destaca.

O questionamento da Aprosoja é que a receita obtida com o pagamento do royalty é destinada apenas aos parceiros que reproduzem a biotecnologia, deixando de fora os melhorista que pesquisam as sementes convencionais, que também são essenciais para a evolução da cultura no país.

Como solução a Associação propõe que seja criado um fundo de gerenciamento de royalties - como já acontece na França - para que parte da arrecadação seja destinada também aos detentores dos germoplasmas.

"No caso das cultivares convencionais não tem como esse dinheiro entrar novamente na semente salva. E então diminui a quantidade de recurso que está voltando e essas empresas acabam sem condições para desenvolver materiais novos. E cada vez mais aquilo que foi gerado vai entrar na biotecnologia porque pela Lei de Propriedade Industrial elas estão blindadas", explica o diretor.

Atualmente as cultivares convencionais tem mostrado um grande potencial de produtividades e, também são essenciais para realizar o manejo e as áreas de refúgio. Mas devido a essa falta de retorno financeiro, as empresas têm investido cada vez menos neste setor.

Tags:

Por: João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Início de greve na Argentina faz farelo subir mais de 3% em Chicago e soja intensifica altas nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação