Endrigo Dalcin é eleito novo presidente da Aprosoja MT com 60% dos quase 2,5 mil votos. Entre os desafios, a verticalização da produção

Publicado em 10/11/2015 10:57
Endrigo Dalcin é eleito novo presidente da Aprosoja MT com 60% dos quase 2,5 mil votos. Entre os desafios, a verticalização da produção

O produtor rural de Nova Xavantina (MT), Endrigo Dalcin, integrantes da chapa “Aprosoja Forte” foi eleito nesta segunda-feira (09) presidente da Aprosoja MT no biênio 2016/2017.

Completando 10 anos de fundação em 2015, essa foi à primeira eleição da entidade com duas chapas. A base que conquistou 60% dos votos tem como principais propostas de melhoria na logística do Estado, o fomento à pesquisa para melhor defesa sanitária e a articulação de políticas agrícolas para o setor.

"Nosso desafio número um é ouvir os nossos núcleos, nós queremos fortalecer a ligação também com os produtores lá no interior, pois ficamos um pouco distantes nessas ultimas gestões. E também temos outros projetos, como de logística e vertilização da produção para que seja gerado emprego no estado", destaca Dalcin.

Entre as prioridades logísticas está à conclusão de BR-163 que corta as principais regiões produtoras do Mato Grosso, como Nova Mutum, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Além de finalizar os estudos para a construção da BR-080 ligaria a capital do país, Brasília, ao município de Ribeirão Cascalheira (MT), "sendo mais uma alternativa logística importante para o estado", enfatiza o presidente eleito.

O desenvolvimento de outros modais, como as hidrovias também está na pauta da nova gestão. Atualmente o transporte hidroviário do estado de Mato Grosso restringe-se aos rios Paraguai e Araguaia.

"E por fim temos a ferrovia bioceanica, onde tivemos a oportunidade de estar na China há três semanas, então provavelmente até março de 2016 a empresa responsável entregue os estudos dessa importante ferrovia que cortará o estado", explica Endrigo.

Ainda assim, Dalcin ressalta que essas obras dependem de investimento público para serem concluídas, mas que a nova direção da entidade realizará a articulação de políticas agrícolas para o setor.

Outras medidas também estarão voltadas a produção agrícola no estado, como a discussão sobre a Lei de Cultivares - que deve ter seu texto final avaliado nos próximos dias - o fortalecimento com a Frente Parlamentar da Agricultura, e o fomento à pesquisa para melhor defesa sanitária.

Tags:

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul