Já se estimam perdas de até 20% no potencial produtivo das lavouras de soja do Paraná

Publicado em 23/11/2015 11:51
As chuva não param e a falta de luminosidade na hora do arranque provoca perdas na produtividade das lavouras do Sudoeste do Paraná

A falta de luminosidade nas lavouras de soja do Paraná pode prejudicar o rendimento da cultura nesta temporada. O Estado que tem o plantio da oleaginosa mais adiantado no país, sofre agora com a falta de sol em algumas regiões.

De acordo com o gerente da Coamo (Cooperativa Agropecuária Mourãoense), Waldomiro Nesi, na região de Mangueirinha (PR), "as primeiras sojas foram plantadas no inicio de outubro e estão iniciando o florescimento, mas está faltando sol. Nos últimos 15 dias choveu praticamente o período todo, e quando não choveu o tempo ficou fechado", explica.

Segundo ele a falta de luz solar impede que a planta se desenvolva bem, diminuindo o tamanho da raiz, da planta, do pegamento de flor e de vagem. Por conta desse cenário, na região, os produtores já contabilizam perdas em torno de 20% no sudoeste do estado.

Nesi afirma ainda que os cultivos precisariam de pelo menos 10 dias de tempo aberto para retomar o máximo potencial produtivo. As previsões climáticas, no entanto, indicam uma continuidade das chuvas para o Estado. O boletim climático da Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) informa que áreas de instabilidades vindas do Paraguai avançam pelo Paraná com chuvas fortes e grandes chances para ocorrências de temporais localizados nas diversas regiões do Estado até o final de novembro.

Com isso, a expectativa inicial de rendimento acima de 80 sacas por hectare fica comprometida.

Sementes

O município de Mangueirinha é tradicional na produção de sementes de soja, e a falta de luminosidade nesta temporada também preocupa os produtores.

A região que é conhecida por fornecer sementes de alta tecnologia, apesar de ainda não ter registrado prejuízos na produção, teme a queda de qualidade por conta do clima irregular.

Por: João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª