Chuvas de mais de 700 mm em Balsas (MA) gera mais incertezas em relação à produtividade das lavouras de soja

Publicado em 02/02/2016 10:00
Falta de luminosidade e plantio fora da janela ideal também devem impactar o rendimento das plantações de soja em Balsas (MA). Agricultores ainda finalizam os trabalhos de plantio. Cerca de 20 mil hectares que seriam plantados com o grão serão destinados ao cultivo do milho. Rio da cidade transbordou e ocasionou prejuízos na área urbana.

Depois do longo período de estiagem, as chuvas retornaram à região de Balsas (MA) e já causam preocupações. No período de 5 a 30 de janeiro, o volume acumulado ultrapassa os 700 mm, e o reflexo já pode ser visto nas áreas urbana e rural do município.

Na cidade, o Rio Balsas transbordou o que fez com que muitos ribeirinhos fossem obrigados a deixarem as suas casas. Na área rural, muitos produtores ficaram sem acesso às propriedades durante 3 a 4 dias. “Esse é um cenário atípico para a nossa região. Não temos relatos de tanta chuva no mês de janeiro, em 2009 tivemos 500 mm, porém, foi em março”, ressalta o presidente da Aprosoja MA, Isaías Soldatelli.

Já para as lavouras de soja ainda não é possível avaliar os efeitos do clima adverso, isso porque, ainda há produtores finalizando a semeadura do grão. “Não temos certezas em relação à produtividade das plantações. Algumas áreas foram afetadas pela estiagem do final do ano passado e agora, além das chuvas, tivemos dias nublados, o que pode afetar o desenvolvimento das plantas e o peso dos grãos”, explica a liderança.

Além disso, Soldatelli ressalta que a semeadura da soja realizada em janeiro, fora da janela ideal, também pode reduzir o rendimento da cultura. “E o produtor já teve prejuízo com o replantio e nas áreas plantadas em janeiro o rendimento é baixo”, completa.

Por outro lado, devido ao atraso no cultivo da oleaginosa, alguns produtores já estão migrando para o plantio do milho. Até o momento, cerca de 20 mil hectares que seriam destinados à semeadura da soja serão cultivados com o cereal. “Quem conseguiu trocar sementes e adubos já fez essa opção. E se o clima correr bem teremos um bom rendimento com o milho. De hoje em diante não deveremos mais plantar a soja”, acredita Soldatelli.

Em relação aos contratos realizados anteriormente, a liderança ainda sinaliza que há uma preocupação muito grande. “Mas já temos casos de tradings que estavam financiando soja e tiveram bom senso e mudaram o contrato para milho. Ainda assim, a rentabilidade nesta temporada está comprometida. Com isso, buscamos que seja decretado estado de emergência para amparar os produtores”, diz. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário