Com clima irregular, produção de soja deve registrar quebra de até 15% em Erechim (RS)

Publicado em 03/02/2016 09:45
Produtores de Erechim (RS) sofreram com o excesso de chuvas no início do plantio e muitas áreas foram replantadas. Nesse momento, agricultores estão atentos com a ferrugem asiática nas plantações. Nesta safra, cerca de 30% da produção de soja foi negociada antecipadamente. No caso do milho, perda também deve ficar próxima de 15%. Preços subiram e saca do cereal é cotada até R$ 42,00.

Podcast

Com clima irregular, produção de soja deve registrar quebra de até 15% em Erechim (RS)

 

Download

 

O clima irregular na safra 2015/16 já faz os produtores da região de Erechim (RS) acreditarem uma queda de até 15% na produção de soja. O excesso de chuva prejudicou o desenvolvimento das plantas e dificultou os tratos culturais.

Segundo o presidente do sindicato rural, João Picolli, por conta da irregularidade no clima muitas áreas na região precisaram ser replantadas, trazendo custos adicionais com sementes, adubos, mão de obra e etc. Outra conseqüência do excesso de chuva foi a dificuldade na aplicação dos defensivos.

Agora começaram a aparecer os primeiros focos de ferrugem, mas Picolli afirma que o cenário ainda não é preocupante para a propagação da doença.

Paralelamente, os produtores aproveitaram os bons níveis de preço - proporcionado pelo dólar - para realizar a venda antecipada. Na região cerca de 30% da produção foi fixada em contratos futuros.

Mesmo com a redução na produtividade, há expectativa de que o preço vai compensar esse prejuízo, aumentando de 15% a 20% até março", explica Picolli.

Milho

A safra de verão também sofreu com as intempéries climáticas. Segundo projeção do sindicato rural a quebra deve variar entre 15% a 20% em relação perspectivas iniciais.

A falta de luminosidade afetou o enchimento do grão de milho, com isso é esperado um cereal com peso menor. "Então agora será preciso um número mais de espigas para completar uma saca de 60 quilo", explica Picolli.

Ainda assim o presidente afirma que a produção ficará próxima da colheita da safra passada, em torno de 6 milhões de tonelada, mesmo com a redução na área plantada.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias