Chuvas retornam à região de Ponta Porã (MS) e paralisa a colheita da soja

Publicado em 04/02/2016 09:46
Apesar do clima irregular, produtividade média das lavouras está próxima de 55 scs/ha. Até o momento, cerca de 15% da área cultivada foi colhida. Produtores devem estar atentos ao aparecimento da ferrugem asiática e da antracnose nas plantações. Excesso de chuvas comprometeu estradas da região e situação preocupa os agricultores.

As chuvas retornaram à região de Ponta Porã (MS) e paralisaram a colheita da soja da safra 2015/16. Até o momento, pouco mais de 15% da área semeada nesta temporada foi colhida. Ainda assim, os produtores ponderam que não há atraso no andamento dos trabalhos nos campos. Em seu último levantamento reportado essa semana, a Aprosoja MS informou que em todo o estado a colheita está completa em 10% da área cultivada.

O técnico agrícola que atua na localidade, João Pedro Roma, a preocupação é em relação à qualidade do grão. “Temos muitas áreas dessecadas que estão recebendo chuvas. E as chuvas ocorrem desde o início do plantio e também tivemos falta de luminosidade para o desenvolvimento das plantas”, explica.

Porém, ainda não é possível considerar uma quebra na produtividade, já que o rendimento obtido está próximo do o registrado em anos anteriores, entre 55 sacas a 60 sacas do grão por hectare, conforme ressalta o técnico agrícola. Já em relação à sanidade das lavouras, o clima foi propício ao aparecimento das doenças.

“Especialmente da ferrugem asiática e da antracnose. Com isso, tivemos que realizar mais aplicações até 5 nesta safra, contra 3 em temporadas passada e o que aumentou os custos de produção. E os produtores devem estar atentos, pois as doenças ainda têm potencial para prejudicar o rendimento das plantações”, destaca Roma.

Estradas

O excesso de chuvas também comprometeu muitas estradas em todo o estado. Consequentemente, há uma apreensão por parte dos produtores em relação ao transporte dos grãos. “Temos casos de produtores que se juntam para melhorar as estradas. Nesse sentido o silo bag pode ser uma alternativa aos agricultores”, finaliza. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário